OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM ESPAÇO NÃO - ESCOLAR
Por: Jose2711 • 18/6/2021 • Resenha • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 233 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente relato visa discutir a nossa trajetória durante a observação realiza em uma Instituição ou espaço Não - Escolar como solicitado pelo componente curricular Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estado da Bahia - UNEB, com cargas horárias parciais (5h de diagnóstico, 5 h de observação e 10h de intervenção pedagógica) que juntas totalizam 20h. Vale ressaltar que devido a pandemia do novo coronavírus, as atividades de estágio foram realizadas de forma remota, ou seja, virtualmente.
Este trabalho tem por finalidade tratar sobre a atuação do pedagogo na empresa Israel Imports e sua contribuição para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento profissional dos colaboradores dessa empresa.
A Pedagogia chega aos dias atuais, desconstruindo a ideia de que sua atuação se restringe somente a sala de aula, feita algumas pesquisas foi visto que a atuação do pedagogo vai além da sala de aula, podendo atuar em empresas, rádios, hospitais, ONGs, entre outros. Durante algumas pesquisas feitas pelos acadêmicos, percebe-se a importância da atuação do pedagogo em espaços não escolares. Diante das indagações e curiosidade acerca do tema, surge a seguinte problemática: “De que forma o pedagogo pode contribuir para o desenvolvimento da empresa e de seus colaboradores? ”.
Diante disso, o estágio tem por objetivo geral compreender como o pedagogo pode contribuir para o desenvolvimento da empresa, onde é possível conhecer as áreas de atuação do profissional para além da instituição escolar, e também onde suas ações podem contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores. Já os objetivos secundários são: identificar as principais áreas de atuação do pedagogo; entender que a pedagogia empresarial, visa gerar mudanças a fim de melhorar a atuação e o comportamento profissional dos seus integrantes; observar que o pedagogo empresarial provoca mudanças a fim de produzir resultados satisfatórios e lucrativos dentro da empresa; especificar que a pedagogia empresarial surge como um suporte para ampliação de conhecimentos no espaço organizacional, visando a melhoria do desempenho profissional.
2 RELATO DA OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO DO ESPAÇO NÃO - ESCOLAR
Segundo Fernandes (2004, p. 23) o pedagogo no contexto das empresas é um profissional que está ligado de forma direta ao desempenho produtivo das pessoas, se responsabilizando pelo desenvolvimento das habilidades, competências e capacidades envolvidas no processo. Seu objetivo principal é o desenvolvimento comportamental do grupo, levando-o a uma melhora dos relacionamentos interpessoais. Diante disso, o estágio em espaço não-escolar foi realizado na empresa Israel Imports, a qual atua a mais de dois anos na venda de brinquedos e livros infantis. A citada loja localiza-se no Povoado Serra Grande, pertencente ao município de Cícero Dantas-BA. Os colaboradores da empresa Israel Imports foram orientados por nós a realizarem cursos voltados para o desenvolvimento cognitivo da criança, bem como cursos voltados para o marketing digital de venda de produtos infantis, pois é dever do pedagogo promover espaços de formação permanente e contínuo, para que as construções da aprendizagem ocorram tanto no âmbito pessoal como profissional, desenvolvendo na equipe a capacidade de gestão de seus próprios processos de trabalho, por meio desse clima constante de aprendizagem. Segundo Trevisan (2003, p. 2) afirma que no momento atual, um dos grandes desafios apresentados às empresas, é o trabalho em equipe. Por isso, o pedagogo passa a desempenhar função especial na motivação, articulação e mediação do sistema educacional, com o intuito de atender as demandas de mercado, além de promover o crescimento pessoal e profissional dos funcionários. Partindo desse pressuposto, oferecemos aos colaboradores da supracitada loja dinâmicas virtuais as quais tem o intuito de desenvolver interações sociais entre os participantes. Nesses espaços, o pedagogo empresarial passa a ter como desafio a mediação dos processos educativos, sejam eles formais ou não formais, e a realizar intervenções pedagógicas para fomentar práticas educativas, que visem à promoção de uma atmosfera em que diversos saberes são compartilhados para gerar o conhecimento organizacional. A partir das construções desses saberes é que os sujeitos passam a perceber que eles são os agentes da sua própria trajetória de vida pessoal e profissional, apoiando, de maneira direta,
para o desenvolvimento da organização em que atuam. (DUARTE; CABRAL, 2010, p. 95). Diante disso, a empresa Israel Imports passou a ter um olhar diferenciado
...