OLEOS ESSENCIAIS NA AROMATERAPIA.
Ensaios: OLEOS ESSENCIAIS NA AROMATERAPIA.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ELVIS320 • 24/7/2014 • 1.620 Palavras (7 Páginas) • 838 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA
AMANDA DE CARVALHO
ELVIS VELOSO
GENIVAN BARBOSA
LEIDIANE GOMES
MARIA SALETE
MARTA GERUSA
OS ÓLEOS ESSENCIAIS NA AROMATERAPIA
Imperatriz
2014
AMANDA DE CARVALHO
ELVIS VELOSO
GENIVAN BARBOSA
LEIDIANE GOMES
MARIA SALETE
MARTA GERUSA
OS ÓLEOS ESSENCIAIS NA AROMATERAPIA
Trabalho apresentado ao componente curricular Orientações para Elaboração do Relatório de Prática Supervisionada do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para conclusão da disciplina.
Supervisora: Bernadette Rocha
Imperatriz
2014
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade de estarmos adquirindo conhecimento necessário, para subirmos mais um degrau em nossas vidas.
Aos nossos familiares, que de forma direta ou indireta, contribuíram para a nossa chegada até aqui.
Aos nossos professores pelo conhecimento compartilhado dia a dia conosco.
Aos nossos colegas de sala de aula, pelo companheirismo, força e comprometimento desde o início do curso.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................5
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................6
2.1 Aromacologia através dos tempos.................................................................6
2.2 O poder olfativo................................................................................................7
2.3 Os óleos essenciais.........................................................................................7
2.4 Métodos de extração e obtenção....................................................................8
2.5 Tratamentos com óleos essenciais................................................................8
3 CRONOGRAMA...................................................................................................10
4 CONCLUSÃO.......................................................................................................11
REFERÊNCIAS......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório vem demonstrar a importância e os benefícios da Aromaterapia no seguimento da Estética, sendo que a Aromaterapia é a arte e ciência de usar óleos e plantas em tratamentos dos desequilíbrios através dos aromas, esclarecer de forma objetiva e clara as suas origens, utilização e os benefícios terapêuticos.
Diante do exposto, é de suma importância conhecer os óleos essenciais que são substâncias orgânicas perfumadas e voláteis, extraídos de diversas partes da planta, onde se obtém alta concentração de substâncias ativas que vem promover bem estar físico, mental e emocional.
Utiliza-se conhecimentos de óleos essenciais não apenas no ramo da cosmetologia, mas também com a finalidade de alcançar benefícios terapêuticos. Portanto, o objetivo deste relatório é esclarecer os benefícios dos Óleos Essenciais e a Aromaterapia na estética.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Aromacologia através dos tempos
Aromaterapia: é a ciência que utiliza substâncias naturais, extraídos de plantas aromáticas a fim de estimular o bem estar geral do indivíduo e do meio em que vive.
Daí surge a idéia de utilizar substâncias naturais das plantas para a fabricação do óleo essencial. As plantas e seus componentes, raízes, caules, folhas, flores e frutos, eram usados a muitos anos pela humanidade, para fins medicinais e para cura de doenças.
Então o potencial terapêutico dos óleos essenciais foi atraído por René Gattefossé. Em uma de suas provas descobriu que o óleo essencial de lavanda (alfazema) curava queimaduras, assim seriam consideradas antissépticas.
Realizavam tratamentos de úlceras faciais, câncer de pele e outras formas de inflamação. A pioneira da aromaterapia moderna foi Marguereti Maury.
Assim surgiram as formas de utilização na aromaterapia, como: massagens, compressas, inalação, banhos, sprays, shampoo e condicionador. Com o passar do tempo, foi-se descobrindo também, que ao passar os óleos essenciais na pele, eles penetravam pelos pêlos ductos das glândulas sudoríparas, deixando assim a pele suave e hidratada.
Com todas essas descobertas, foram surgindo fragrâncias aos óleos essenciais, sendo cada um com sua devida utilização, seja para tratamentos estéticos ou para medicinais.
Existe a diferença entre os óleos essenciais extraídos e colhidos. Os extraídos são adequados para o uso em criações perfumísticas. Para funções aromaterapêuticas devem ser colhidos para que sejam colocados em produtos químicos. Para melhor fixação, devem ser utilizadas as essências.
“A
...