EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSÊNCIAIS POR DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR
Casos: EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSÊNCIAIS POR DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LahisCrespo • 28/8/2013 • 395 Palavras (2 Páginas) • 864 Visualizações
EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSÊNCIAIS POR DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR
1 – OBJETIVOS:
- Extrair óleos essênciais de plantas;
- Observar aromas e testar solubilidade;
- Executar técnicas comuns em laboratório;
2 – FUNDAMENTOS DA PRÁTICA:
Óleo essencial é o nome dado a qualquer substância volátil de origem vegetal responsável pelos perfumes e aromas específicos de cada planta, flor ou fruto. São conhecidos também como óleos voláteis ou etéreos.
Apesar de serem designados por óleos, essas substâncias complexas, de composição variada não tem relação alguma com os óleos não voláteis, ou glicerídeos, encontrados em animais e vegetais ou com os hidrocarbonetos oleosos derivados do petróleo.
São encontrados em células especiais, glândulas ou vasos condutores localizados em diversas partes das plantas: nos botões, nas folhas, na casca, nos ramos, nos frutos, nas sementes, no lenho, nas raízes e nos rizomas. A quantidade e composição de um óleo varia com a planta, condições de crescimento e desenvolvimento, mas de qualquer forma é muito pequena.
Os óleos são praticamente insolúveis em água, mas bastante solúveis em álcool, éter, óleos minerais, etc. São geralmente líquidos à baixas temperaturas.
São misturas de diversos compostos químicos, mas comumente, são compostos de hidrogênio, carbono e oxigênio.
Podem ser obtidos por prensagem, destilação, extração com solventes voláteis e etc, sendo muito usados na indústria para aromatizar diversos produtos como perfumes, cosméticos e sabonetes.
Alguns óleos são anti-sépticos, outros possuem ação analgésica agindo como sedativos ou estimulantes.
O processo de destilação por arraste de vapor d'água permite obter várias essências pela separação de componentes de uma mistura, através de diferença de pontos de ebulição.
3 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Montar a aparelhagem conforme esquema indicado na página seguinte, tomando muito cuidado com as conexões;
Triturar em pedaços o material (planta) do qual se quer obter a essência (óleo) e adicionar ao balão, adicionar água até atingir metade do volume do balão;
Colocar água no Erlenmeyer até a metade com algumas pérolas de vidro;
Aquecer durante o tempo necessário para que a extração se efetue, não desligar o bico de Bunsen antes de desconectar o balão do Erlenmeyer;
Testar o destilado com o olfato;
Testar a solubilidade do destilado utilizando solventes de diferentes polaridades.
4 – ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO:
a) Por que não se coloca o material a extrair no Erlenmeyer?
b) Qual é a função da vareta de vidro dentro do Erlenmeyer?
...