Oleos Essenciais
Artigos Científicos: Oleos Essenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: socorrobrito • 7/9/2014 • 663 Palavras (3 Páginas) • 1.698 Visualizações
1 – ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO
Lista de óleos essenciais e sua fórmula estrutural e suas aplicações.
Os óleos essenciais são definidos como compostos voláteis originados pelas plantas e possuem como principais características o cheiro e o sabor. A estrutura química desses compostos é constituída pelos elementos carbono, oxigênio e hidrogênio, no entanto sua classificação química é mais complexa, visto que, por serem formados por uma mistura de diversas moléculas orgânicas, tais como: hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos, acetatos alcoóis, ésteres, aldeídos, cetonas, fenóis entre outras. A classificação dos terpenos é feita de acordo com a quantidade de unidades de isopreno em hemiterpenos, C5; monoterpenos, C10; sesquiterpenos, C15; diterpenos, C20; triterpenos, C30; e carotenos, C40.
Principais terpenos:
Monoterpenos
Limoneno
Limoneno é uma substância química, orgânica, natural, pertencente à família dos terpenos, classe dos monoterpenos, de fórmula molecular C10H16, encontrada em frutas cítricas (cascas principalmente de limões e laranjas), volátil e, por isso, responsável pelo cheiro que essas frutas apresentam. Industrialmente é utilizado para produzir paracimeno por deshidrogenação catalítica. Nos últimos anos tem adquirido uma importância fundamental devido a sua demanda como solvente biodegradável. Além de solvente industrial também apresenta aplicações como componente aromático e é usado amplamente na síntese de novos compostos. É utilizado em muitos processos farmacêuticos e de alimentos. O limoneno é usado, por exemplo, em dissolventes de resinas, pigmentos, tintas, na fabricação de adesivos. Também é usado pelas indústrias farmacêuticas e alimentícias como componente aromático e para dar sabor (flavorizanes), naobtenção de sabores artificiais de menta e na fabricação de doces.
Pineno
O pineno, de fórmula molecular C10H16, é um terpeno bicíclico que pode ser encontrado nos óleos essenciais de alecrim, cipreste, cominho, lavanda e também na terebentina, um líquido incolor obtido a partir da destilação da resina de algumas coníferas – especialmente de Pinus elliottii aqui no Brasil. Pouco solúvel em água, tratase de um componente que apresenta dois isômeros ópticos ativos: o alfa e o beta pineno, ambos com massa molar de 136,24 g/mol e com 8,16% de carbono e 1,84% de hidrogênio. São usados como solventes de gordura, anti-infecciosos e expectorantes.
Sesquiterpenos
Bisaboleno
Bisaboleno é um grupo relacionado com compostos químicos naturais, que são classificadas como sesquiterpenos. Bisabolenos estão presentes nos óleos essenciais de uma grande variedade de plantas, incluindo a cubeba, limão e orégano. Esta substancia também está presente nas folhas da goiabeira. β-bisaboleno tem um odor balsâmico [1] e é aprovado na Europa como um aditivo alimentar. Bisabolenos são intermediários na biossíntese de muitos outros compostos químicos naturais [2] , incluindo o hernandulcin, um adoçante natural.
Diterpenos
Vitamina A
Vitamina A é talvez
...