ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
Exames: ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianaforner • 12/3/2015 • 247 Palavras (1 Páginas) • 258 Visualizações
A distribuição das organizações sociais no Brasil interferem diretamente nos dados socioeconômicos. Análises e pesquisas de diferentes órgãos indicam que existem uma variedade de situações, mas pode se afirmar que onde há melhor relação entre habitantes por organizações sociais existem melhores indicadores econômico-sociais. A Elite Econômica por sua vez, usa as suas instituições para manter o controle sobre os demais grupos sociais, em discursos demagógicos produzem violências físicas e psicológicas, surgindo assim vários grupos sociais dominantes, porém há indivíduos que resistem a esse modelo, fazendo a distribuição de poder suprindo a necessidade de cada um do grupo.
O Estado aliado com beneficiários de serviços, integram uma administração organizada, constituídas por associações sem fins lucrativos, que são orientadas diretamente para o atendimento do interesse público, mediante a um decreto específico.
A organização social se dá através do exercício de uma atividade funcional, submetida aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum; surgem assim cooperativas, associações, fundações e ONGs. São redes de estruturas sociais interligadas, onde cada um dos indivíduos possuem seus determinados papéis, que juntos dão movimento à sociedade. Tendo como objetivo a melhora da qualidade de vida das comunidades, há um fortalecimento e estímulo do espírito de coletividade e solidariedade, suprindo muitas vezes a ausência e isolamento do Estado, mas construindo e fortalecendo o capital social nas regiões. Uma sociedade civil organizada é capaz de superar problemas presentes e futuros e de tornar estes atributos de organização solidária uma variável chave para alcançar o desenvolvimento do país.
...