TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS DE ORÇAMENTO 4

2.1 ORÇAMENTO GERAL ..........................................................................................4

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL......................................................................................5

2.3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO...............................5

2.4 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO ...........................................6

3 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA .................................................................7

3.1 REGIME DE CAIXA................................................................................................5

3.2 REGIME DE COMPETÊNCIA................................................................................5

4 BALANÇO PATRIMONIAL .....................................................................................8

4.1 ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO .......................................................9

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO .........................................9

6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA ......................................................10

7 CONCLUSÃO ........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

A cada dia que se passa, estamos conhecendo um espaço de trabalho mais atualizado, composto de novas dinâmicas, obrigações e cada vez mais se modernizando para o cumprimento das nossas atividades.

O estudo da ciência contábil para o nosso dia-a-dia é de extrema importância para a nossa organização de modo geral, seja ela exercida ou aplicada no lado profissional ou pessoal. Para um conhecimento mais aprofundado no estudo dessa ciência precisamos não só entendê-la ou saber sobre sua origem, mas sim conhecer como ela pode ser aplicada, o seu objetivo e a sua importância.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

De um modo geral, conceito de orçamento, refere-se à área das finanças e da economia. Pensando assim é a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

Fonte: blogs.diariodepernanbuco.com.br

Por outro lado, orçamento é um cálculo realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma determinada empresa, uma entidade pública, um estado ou até mesmo uma organização familiar. Também conhecido como um plano de termos econômicos, que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Um instrumento importantíssimo para desenvolver planos que foram estipulados, alcançando assim seus objetivos.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento Geral do Estado é uma previsão das receitas e despesas anuais. Envolve o montante e a discriminação das despesas a efetuar, bem como a forma de cobri-las. Inclui ainda a autorização concedida a Administração Financeira para cobrar receitas e realizar despesas. Existem três conjuntos de funções que devem ser cumpridas por orçamentos do Estado. São elas:

• Econômicas: de racionalidade, já que permite uma melhor gestão dos dinheiros públicos; e de eficácia, pois permite ao Governo conhecer a política econômica global do Estado.

• Políticas: garante os direitos fundamentais dos cidadãos, ao impedir que sejam tributados sem autorização dos seus legítimos representantes, e o equilíbrio de poderes, já que, através do mecanismo de autorização política, a Assembleia da República pode controlar o Governo.

• Jurídicas: através de normas que permitem concretizar as funções de garantia que o Orçamento pretende prosseguir.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.

Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.

2.3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Uma vez planejadas as metas da empresa, outra atitude a ser tomada é o controle da execução do planejamento. Caso não haja retorno em relação ao que foi planejado, não há, praticamente, justificativas para a execução do planejamento. Este controle pode possibilitar à empresa a adotar ações corretivas, melhorando os processos, fazendo com que ela alcance, mais facilmente, o que foi planejado.

Neste contexto, se inclui o orçamento, como sendo uma alternativa de instrumento ou ferramenta, capaz de assistir a gestão na tarefa de programar o planejamento e auxiliar no seu posterior controle. Ponto pacífico na implementação do orçamento, assim como de qualquer outra ferramenta gerencial, é o fato de seu sucesso no auxílio à gestão depender de seu entendimento, fazendo-se necessária uma abertura na comunicação dentro das empresas, para que até mesmo os colaboradores de níveis hierárquicos inferiores, tomem conhecimento e entendam o que a administração se propôs a transmitir. Na implementação do orçamento os responsáveis ainda terão de verificar que atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com