ORÇAMENTO PARA GESTÃO FINANCEIRA
Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO PARA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: keine • 4/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.370 Palavras (14 Páginas) • 244 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA 4
3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO 6
4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 8
5 ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL 13
6 MORTALIDADE NAS EMPRESAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS 16
7 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade verificar a importância do Orçamento Empresarial e demonstrar suas divisões.
Aprendemos sobre as demonstrações contábeis Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Fluxo de Caixa pelo método direto e indireto e a Demonstração dos Valores Adicionais.
Apresentamos também o enquadramento tributário no Brasil e as diversas causas de falência e mortalidade das empresas.
2 ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA
Na economia atual, observa-se uma grande “luta” para sobreviver na arena dos negócios, fazendo com que as organizações tenham uma visão difusa para gerir os processos.
Desta maneira, o orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes, que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.
O orçamento é um instrumento de planejamento e controle para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos. Seu inicio são os objetivos da empresa e o que ela deseja alcançar, depois a analise de recursos vai disponibilizar o necessário para produzir de maneira eficiente o desejado. O mesmo deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.
Segundo Frezatti (2007) O orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.
Depois de analisado os fatores externos, se torna necessária a análise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.
Visando orientar e direcionar a administração nas empresas o orçamento é um tremendo instrumento de planejamento e controle de operações.
A preparação do orçamento exige uma série de subdivisões, por áreas e/ou funções:
Orçamento de vendas;
Orçamento de produção e serviço;
Orçamento de matéria-prima;
Orçamento de mão – de - obra direta e indireta;
Orçamento de custos diretos e indiretos;
Orçamento de despesas comerciais e administrativas;
Orçamento de investimentos;
Orçamento de caixa;
Orçamento de resultado;
Orçamento do Balanço Projetado.
De acordo com Frezatti (2007) O orçamento surge como sequência à montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.
Uma vez tendo feito um adequado trabalho na montagem do planejamento estratégico, o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência.
3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO
Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
Orçamento Mestre é a combinação de uma série de distintas más interligadas suborçamentos, que descrevem a produção de uma empresa e objetivos financeiros.
ORÇAMENTO OPERACIONAL
Compreendem os gastos de administração, todos aqueles necessários para o funcionamento da empresa, envolvendo despesas comerciais para realizar as vendas, custos financeiros decorrentes de empréstimos e financiamentos, e as despesas tributarias exigidas pelo estado.
Este tipo de orçamento envolve aquelas despesas oriundo de comercialização de seus produtos e da própria administração da empresa na qual se dividem em:
Despesas administrativas;
Despesas com pessoal;
Despesas com vendas;
Despesas financeiras;
Despesas tributárias;
Um orçamento operacional pode ajudar sua empresa a se preparar para as mudanças, como fusões, investimentos, empréstimos ou aquisições.
ETAPA FINANCEIRA
O orçamento financeiro é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.
A etapa financeira é a existência dos demonstrativos contábeis, ou seja, o balanço, a demonstração de resultados e do fluxo de caixa. Esta etapa inclui a interpretação futura do orçamento de vendas que é a previsão e planejamento de vendas da empresa no determinado exercício, e o inicio do orçamento financeiro.
Nesta etapa acrescenta a criação do plano para elaborar o orçamento de custos fixos e variáveis da produção as despesas de venda, com a folha de pagamento e demais gastos administrativos. É através dessa previsão de vendas que a empresa é capaz
...