OS DIREITOS HUMANOS
Por: rochar13 • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE – FANESE
ENEGENHARIA DE PRODUÇÃO
RAQUEL DE JESUS ROCHA
DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE
ARACAJU- SE
2017
RAQUEL DE JESUS ROCHA
DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE
Trabalho apresentado à Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe no curso de Engenharia de Produção como estudo dirigido da disciplina Direitos Humanos e Sustentabilidade turma 307A ministrada pela professora Luciana Cristina Andrade Costa Franco.
ARACAJU – SE
2017
Sumário
➢ INTRODUÇÃO 1
Conceito sobre Direitos Humanos 1
➢ DESENVOLVIMENTO 2
Direito à vida 2
➢ CONCLUSÃO 3
REFERÊNCIAS 4
- INTRODUÇÃO
Conceito sobre Direitos Humanos
Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos nós seres humanos. Esse conceito está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade perante a lei. A ONU (Organização das Nações Unidas) foi a responsável por proclamar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deve ser respeitada por todas as nações do mundo.
Centram-se na dignidade do ser humano, obrigando os Estados e agentes estaduais e protegendo indivíduos e grupos. Não podem ser suprimidos nem negados e são iguais e interdependentes: isto é, nenhum deles é mais importante que os demais e o gozo de qualquer um afeta o gozo dos restantes.
Os direitos humanos são históricos, o que quer dizer que mudam através do tempo, respondendo as necessidades e circunstâncias específicas de cada momento. A ideia de direitos humanos, tal como a conhecemos, é bastante recente, mas tem precedentes históricos nascidos sob a égide do pensamento liberal moderno. Fazem parte dos direitos humanos todo um conjunto de direitos fundamentais, os quais todos os seres humanos, de todos os povos e nações, devem usufruir pelo simples fato de existirem, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. São direitos tidos como universais, aplicáveis a todos os homens e mulheres do planeta, sem nenhuma distinção. Ainda que cada nação ou grupo tenha seu próprio escopo jurídico, os direitos humanos devem ser aplicáveis em todo e qualquer território.
- DESENVOLVIMENTO
Direito à vida
Vida é uma palavra com muitos significados, mas podemos dizer que vida é o processo pelo qual os seres vivos são com uma parte, ao lapso de tempo entre a concepção e a sua morte, é uma entidade que nasceu e ainda não morreu, e é isto que faz com que este ser esteja vivo. Assim como os significados sobre a vida são inúmeros, também são muitos os direitos que por ela existem, são leis, princípios, pensamentos presentes no ordenamento jurídico, doutrinas, jurisprudências que dão apoio total a vida e a quem dela dependem.
A origem da vida, do momento da concepção, passando pela exteriorização do feto, seu crescimento, vida e morte, este é o ciclo da vida, em relação sua morte, esta é dada a partir do momento em que seu cérebro para de funcionar, é a chamada morte cerebral. Porém, são muitas a situações em que à vida se encontra em risco perante a morte.
“Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Portanto, a vida humana é o princípio mais importante existente em nossa constituição, tornando se um direito imprescindível ao cidadão.
...