OS ESTILOS DA ADMINISTRAÇÃO RESULTANTES DO COMPORTAMENTO DOS LIDERES, CONFLITOS ENTRE OBJETIVOS E SUAS CONSEQUENCIAS. APRECIAÇÃO CRITICA
Trabalho Universitário: OS ESTILOS DA ADMINISTRAÇÃO RESULTANTES DO COMPORTAMENTO DOS LIDERES, CONFLITOS ENTRE OBJETIVOS E SUAS CONSEQUENCIAS. APRECIAÇÃO CRITICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanbueno • 27/2/2014 • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 592 Visualizações
GRUPO 5 – OS ESTILOS DA ADMINISTRAÇÃO RESULTANTES DO COMPORTAMENTO DOS LIDERES, CONFLITOS ENTRE OBJETIVOS E SUAS CONSEQUENCIAS. APRECIAÇÃO CRITICA.
03/12
Segundo Kouzes e Posner (1996), liderança é relacionamento entre líder e seguidores e de acordo com Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança e entre elas estão os estilos de liderança. Podemos encontrar 4 formas de um líder se relacionar com seu seguidor e estas são:
Liderança Autocrática: O líder está focado apenas em sim mesmo esquecendo de que trabalhar em grupo é uma questão fundamental, ele é dominador e faz elogio e críticas de uma forma pessoal. Tudo está em suas mãos e controle.
Liderança Democrática: é a liderança na qual o poder de decisão está nas mãos do grupo, pois o líder não impõe muito a sua opinião. Sua principal participação é no auxílio do grupo caso seja necessário.
Liderança Liberal: É uma liderança que o líder permite todas as coisas dando total autonomia para o grupo, podendo passar muitas falhas e erros. Um líder que trabalha desta forma mostra falta de experiência e incompetência em sua liderança. Para que um grupo funcione nesta forma de liderança é preciso que ele seja muito capacitado, qualificado e preparado.
Liderança paternalista: É quando o líder tem uma relação com seus liderados como se fosse a relação de um pai com seu filho tem do uma relação positiva. Isto pode atrapalhar muito os negócio pois faltará profissionalismo na hora de tomar decisões.
Não podemos dizer que uma liderança é pior ou melhor que a outra, todas elas têm seu lado positivo e negativo. Para encontramos a melhor forma de um líder ter um relacionamento com seu liderado é preciso observar estes quatro tipos de liderança e encontrar um equilíbrio.
Cada vez mais as empresas estão procurando pessoas com capacidades de liderança com o objetivo de ter um melhor ambiente de trabalho e uma produtividade melhor. Estas são algumas características de um líder que trabalha com qualidade: paciência, disciplina, humildade, respeito, compromisso, organização, visão, bom planejamento, comunicação franca, Informações compartilhadas, trabalhar com emoções e argumentos em situações de conflito, avaliação de performance contínua e clara, gerenciamento focado em resultado, tomada de decisão onde existe a competência e cooperação e confiança mútua
Nenhuma liderança é perfeita por isso o líder eficiente e eficaz precisa estar sempre procurando melhorar. Um bom líder corre atrás de aperfeiçoamentos através de cursos universitários, pós-graduação, MBA, cursos de idiomas e treinamentos. O que não pode é ficar parado no tempo, pois cada vez mais a busca por pessoas competentes é maio o que leva a uma maior competitividade.
Pode-se verificar que na Teoria Comportamental, enfatiza-se a relação entre líder e liderado, uma vez que os líderes não podem liderar sem seguidores. Podemos observar essa relação, segundo Chiavenato, conforme abaixo:
Liderança Autocrática
Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. É o exemplo de líder autocrático e que não abre espaço para que seus subordinados:
O líder autoritário é muito confiante em suas decisões, geralmente gosta de correr riscos e está pronto para os resultados, sejam positivos ou negativos. Seu excesso de confiança faz com que acredite ser dispensável a opinião de outras pessoas. Por outro lado, ele sempre conduz os processos com muita energia e vigor, sempre toma a frente e gosta de incentivar a equipe a alcançar os resultados que foram traçados.
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias:
O líder é focado apenas nas tarefas.
O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Ele toma para si a responsabilidade de liderar e vê seus colaboradores como concorrentes.
Lidança Democrático
O líder democrático tende a tomar decisões através do consenso do grupo incentivando a participação de todos;
Delega autoridade e usa feedback;
Aceita as decisões do grupo, mesmo que contrariem a sua própria opinião;
Atende as aspirações e os pontos de vista dos subordinados que gozam de ampla liberdade para decidir, sugerir e implementar.
Liderança Liberal
Também chamado de Laisse-Faire.
Este líder toma poucas decisões, deixando que a maior parte delas seja tomada pelos subordinados;
Os subordinados gozam de ampla liberdade, em virtude de ausência de controle ou
...