Obesidade Infantil
Artigos Científicos: Obesidade Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nerone • 27/4/2014 • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 589 Visualizações
FACULDADE SANTA IZILDINHA
PROJETO: FOME,COME
ALUNO: FABIANA REGINA NERONE 2º B
PROFESSORA: ELCI BERNARDINO CORREIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre a obesidade infantil, foi realizado a fim de promover a saúde e bem estar na infância e adolescência, representa um grande desafio considerando que o problema nutricional de maior crescimento em todo o mundo é a obesidade, visto que os hábitos alimentares modernos representados por fast food e pouca atividade física tem contribuído diretamente para que crianças e adultos se tornarem obesos.
Segundo Draúzio Varella ( 2013, pag. 21): A redução dos espaços urbanos para brincar em segurança, os computadores, os jogos eletrônicos e, especialmente, o número de horas diante da TV, em que as crianças ficam expostas à propaganda de alimentos muitos calóricos, são fatores de risco associados à explosão de obesidade infantil dos dias atuais.
Os pais precisam ficar atentos ao problema que pode começar na infância. A obesidade tem várias causas que as vezes, podem ser reflexos dos hábitos alimentares da própria família. A alimentação que é um fator ambiental, tem o fator genético, a alimentação da mãe durante a gravidez e o sedentarismo.
A partir desses fatos realizarei o projeto, buscando desenvolver nas crianças a concientização da importância das atividades física para a melhoria da saúde de uma forma geral, seja ela física e até mesmo psicológica.
JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais, em que os principais meios de diversão das crianças e dos adolescentes são o computador e o vídeo game, um problema que cresce de forma cada vez mais rápida é o da obesidade infantil. Em um recente levantamento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou índices preocupantes: 155 milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em dez crianças é obesa. Só no Brasil, a obesidade cresceu aproximadamente 240% nos últimos 20 anos.
A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar surgimentos de vários problemas de saúde.
O projeto será realizado no galpão da Igreja Santa Helena e busca oferecer um crescimento saudável , resultando uma melhor qualidade de vida.
CLIENTELA
Para execução deste projeto estão participando as crianças Jéssica 11 anos, Laila 14 anos, Maria Eduarda 7 anos, Kauã 9 anos, Bruno 13 anos , Manuela 8 anos, Artur 9 anos, Letícia 12 anos e seus respectiveis pais.
Para este projeto tem 5 crianças do sexo feminino e 2 do sexo masculino, totalizando 7 crianças.
As condições financeiras de todos são iguais, média baixa, moram no bairro Jardim Helena e estudam na mesma escola.
Todos gostam de comer comidas de fast food e passam a maior parte do tempo no computador e no vídeo game.
OBJETIVO GERAL
Orientar as crianças e a família, sobre as consequências da obesidade para a saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A criança deve ser capaz de :
• Comer comidas mais saudáveis.
• Saber as consequências que a obesidade traz para saúde.
• Praticar exercícios físicos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Fast food, obesidade, estética.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Servir, cozinhar, malhar e aprender.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Auto-estima, paciência, determinação e dedicação.
METODOLOGIA
Passeios, rodas de conversas, cartazes, aulas de culinária e palestras.
PROCEDIMENTOS ( CRONOGRAMA)
Duração do projeto, 3 meses. Início 02/04/2014 todas as quarta-feira, término 25/06/2014.
02/04 – Introdução, explicar a respeito do projeto e formar rodas de conversas.
09/04 – Continuar o assunto com roda de conversas.
16/04 – Assistir palestras a respeito do assunto e comentar depois.
23/04 – Aula de culinária, conhecer
...