Objetivo de um assistente social
Por: Anny Brasil • 26/4/2015 • Exam • 459 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Anny Karolainy Marques Brasil RA 1444592
Fabiola da Silva Oliveira RA 1446609
Crissiane Alves de Moraes RA 1444114
Polo Afogados da Ingazeira, 2015
O serviço social na contemporaneidade
A crise social brasileira tem colocado questões que diretamente nos remetem à reflexão ética, segundo Maria Lúcia Silva Barroco. Após a convivência com as mais diferentes formas de violência, de corrupção de respeito aos direitos humanos mais básicos. Diante dessas questões foi pedido num debate a reformulação do código de ética.
Contudo, depois das reformulações o primeiro código de ética do assistentes sociais foi aprovado em 1947 tendo sofrido duas alterações, uma em 1965 e outra em 1975, sendo o grande avanço o código de 1986, que busca uma ética que possa responder aos desafios da sociedade. Em todos os códigos há mudanças relativas à cada acontecimento existente na sociedade.
Dentro da política comtemplando o avanço da profissão historicamente, desmentindo a neutralidade profissional e do posicionamento político diante da sociedade. A política tem vários expressões dependendo de onde é colocado; ou seja num código de ética, o compromisso deve ser com os valores e não com classes, grupos ou indivíduos, isto é, não cabe ao código de ética prescrever quem são os sujeitos portadores desses valores.
O compromisso ético e político dos assistentes sociais é com a sociedade e com a sociedade e com suas possibilidades futuras, o dever é com a necessidade de superação da pobreza o que exige um posicionamento individual e coletivo. Com tudo isso o mínimo que os assistentes sociais tem a fazer é se instruir para entender o conjunto das determinações que visa esse triste espetáculo político e socioeconômico e se posicionam publicamente contra a desigualdade a fim de garantir a universalização dos direitos sociais e civis.
O assistente social nos dias atuais busca domínios de um instrumento técnico operativo que possa o ajudar na viabilização da intervenção, e busca também mais conhecimento para a sobrevivência no mercado de trabalho, estudando, pesquisando, debatendo temas, relendo livros e se aprofundando no assunto para assim conseguir atingir e resolver esse seu papel. Para estar apto a encarar a resolver as demandas institucionais, o profissional do serviço social no seu cotidiano, se atualiza, se questiona sobre as mesmas e acompanha as mudanças da realidade social. Sobretudo, o assistente social usa de recursos como planejar e fazer de seus métodos estratégias.
É preciso ter este conhecimento para poder planejar as suas ações com muito mais propriedade, tendo uma visão ampla da mudança necessária. Finalizando assim, no momento da execução da ação profissional, o assistente social compõe suas ideias de ação, empregando instrumentos e técnicas de interação social para assim atender as mediações ali presentes.
BIBLIOGRAFIA
Serviço social e ética: convite a uma nova práxis / Dilsea A. Bonetti (org)... [et.al.] – 12. ed. – São Paulo, Cortez, 2011.
...