Obrigações De Divisíveis E Indivisíveis; Introdução às Obrigações Solidárias
Trabalho Universitário: Obrigações De Divisíveis E Indivisíveis; Introdução às Obrigações Solidárias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicotito • 8/3/2014 • 526 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
Obrigações de Divisíveis e Indivisíveis; Introdução às Obrigações Solidárias
Caso Concreto 1
(TRT 6a. região – 2010 – Adaptada) Clodoaldo e Jerônimo são coproprietários de uma fazenda de criação de cavalos de raça no interior do estado. E, como pessoas físicas, negociam conjuntamente a venda de animais, inclusive por meio de feiras e leilões. Obrigaram-se, então, a entregar a Manoel e a Francisco um cavalo de raça, campeão de vários prêmios. No entanto, o cavalo fugiu da fazenda por descuido de Teotônio, empregado de Clodoaldo e Jerônimo e funcionário da fazenda, que deixou a porteira aberta. O animal morreu atropelado. Clodoaldo e Jerônimo podem ser responsabilizados pelo inadimplemento dessa obrigação? Explique sua resposta.
Resposta: Acredito que sim, pois o contrato fora realizado com Clodoaldo e Francisco, que tinham por obrigação zelar e cuidar para que o animal até a entrega, neste caso por descuido de um pregado dos mesmos o dito animal fugiu e acabou morrendo atropelado e conforme o que dispõe art. 234 do CC e sua segunda parte " se a perda resultar em culpa do devedor responderá este pelo equivalente a perdas e danos" e ainda conforme art. 237 do CC, "Até a tradição pertence ao devedor a coisa..." neste caso o cavalo.
Fonte de pesquisa: Sitio rafaeldemenezes.adv.br e artigos do CC já citados na resposta
Questão Objetiva 1
(CESPE – 2008 – TJAL) Considerando que os irmãos Gustavo, Eduardo e Leonardo tenham adquirido um barco de pesca a ser pago em cinco prestações mensais de R$ 5.000,00, tendo firmado, para tanto, um contrato que contém cláusula de solidariedade, assinale a opção correta com relação a esse negócio jurídico.
a) Caso os devedores não cumpram a obrigação referente ao pagamento, o credor poderá exigir apenas de um deles o total da dívida comum, pois, se pretender exigir o pagamento parcial, deverá demandar cada um pela sua cota.
b) Ainda que a prestação se impossibilite por culpa de Gustavo, subsistirá para todos o encargo de pagar o equivalente, embora somente Gustavo responda pelas perdas e danos.
Conforme art. 279 do CC.
c) Por se tratar de obrigação solidária, Eduardo, uma vez demandado, poderá opor ao credor a compensação do valor que o próprio credor deve a Gustavo com a dívida comum.
d) Se uma ação para cumprimento da obrigação for proposta somente contra Leonardo, apenas ele responderá pelos juros da mora.
e) Após assinado o contrato, caso Gustavo tenha estipulado, em acordo com o credor, cláusula penal para a hipótese de descumprimento da obrigação, os outros dois devedores terão sua situação agravada, ainda que não tenham consentido previamente, por se tratar de obrigação solidária.
Questão Objetiva 2
(OAB/PB - 2004) O Código Civil estabelece, com relação às obrigações divisíveis e indivisíveis que:
a) diante da pluralidade de credores, sendo indivisível a prestação, o devedor se desobrigará pagando a apenas um deles, desde que este lhe dê caução de ratificação dos outros credores.
Conforme
...