TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Que Aprende

Resenha: Organização Que Aprende. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Resenha  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

É muito interessante quando se fala hoje com profissionais de Recursos Humanos sobre organizações que aprendem. Todos querem trabalhar em organizações como essas, mas quase ninguém viu uma ou sabe exatamente como funciona. Como podemos então definir que organização é essa? Tenho trabalhado para desenvolver líderes de alta performance nos últimos oito anos da minha vida e, cheguei a uma conclusão desafiadora: as organizações que terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização.

Para me aprofundar mais sobre o assunto fui, em março desse ano, aos EUA aprender com o maior especialista sobre organizações que aprendem, Peter Senge. Autor do clássico "A Quinta Disciplina", Senge vem se dedicando há anos em desenvolver esse tipo de organização. Aprendi com ele, finalmente, o que é essa tão desejada empresa. Numa organização que aprende:

- As pessoas sentem que estão fazendo algo que importa para elas pessoalmente e para um mundo melhor;

- Cada indivíduo de algum modo está se expandindo, crescendo ou melhorando sua capacidade de criar;

- As pessoas são mais inteligentes juntas do que separadas;

- A organização continuamente torna-se mais ciente da sua base de conhecimento;

- Visões do rumo da empresa emergem de todos os níveis. A responsabilidade da alta direção é gerenciar o processo pelo qual novas visões tornam-se visões compartilhadas;

- Os empregados são convidados a tomarem conhecimento do que está ocorrendo em cada nível da organização de modo que eles possam entender como suas ações influenciam os outros;

- As pessoas sentem-se livres para indagar umas as outras sobre suas premissas e modelos mentais;

- Existem poucas vacas sagradas ou assuntos inabordáveis;

- As pessoas se tratam com respeito, independente de terem opiniões diversas;

- Ninguém é morto por cometer um erro.

Parece o mundo da fantasia, não? Mas a verdade é que é possível criar e desenvolver ambientes como esse com um plano estruturado e com muita disciplina. Através do estímulo à aprendizagem em equipe e ao pensamento sistêmico, as empresas poderão aprimorar a capacidade de criar, aumentar a habilidade de dialogar e pensar em conjunto, revisando os conceitos que possuem em relação ao mundo e desencadeando um processo de mudança poderoso.

Vamos então ao plano. Precisamos desenvolver na organização três grandes capacidades: a capacidade de aspiração, a capacidade de desenvolver conversas reflexivas e a capacidade de entender a complexidade. Podemos então dividir nossa jornada nessas três grandes etapas. Vamos a elas:

Desenvolver a capacidade de aspiração

Como o próprio nome diz, essa capacidade envolve levar a todos na empresa a aspirar algo, querer mais, sonhar etc. Numa empresa que aprende as pessoas querem chegar a um lugar melhor do que onde estão hoje. Tem ambição no bom sentido. Elas têm o que comumente chamamos de visão de futuro. Essa visão de futuro precisa existir em duas grandes instâncias: pessoal e corporativa. As pessoas têm que desenvolver suas visões pessoais e juntas criarem também a visão do grupo e da empresa como um todo. Peter Senge chama a aspiração pessoal de domínio pessoal e a corporativa de visão compartilhada. Vamos falar sobre elas?

Domínio pessoal

É a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias e transformar sonhos em realidade. É o alicerce espiritual da organização que aprende. Comprometimento com o próprio aprendizado, aprofundando o crescimento e visão pessoal. Começa com a pergunta do que é realmente importante para você? É a disciplina do crescimento e aprendizado pessoal. As pessoas com altos níveis de domínio pessoal expandem continuamente sua capacidade de criar na vida os resultados que procuram e vivem suas vidas de forma criativa e não reativa. Por isso vivem num estado de aprendizagem contínua. Dessa busca pelo aprendizado continuo surge o espírito da organização que aprende. A energia construtiva que vem dessa capacidade é definida de forma brilhante na frase de Senge:

"A justaposição da visão (o que queremos) e uma imagem nítida da realidade atual (onde estamos) gera o que chamamos de 'tensão criativa'; uma força que tenta unir os dois, causada pela tendência natural de se buscar uma solução. A essência do domínio pessoal é aprender a gerar e sustentar a tensão criativa em nossa vida. Não se pode entender a verdadeira visão sem levar em consideração a ideia de propósito. Entendo por propósito a razão de viver de uma pessoa."

As melhores formas de se estimular o desenvolvimento do domínio pessoal numa organização são:

Criar uma organização segura para as pessoas criarem visões, onde o comprometimento com a verdade seja norma e onde o status quo seja questionado;

- Os líderes devem assumir o compromisso com o bem-estar de seus funcionários;

- Desenvolver uma visão de mundo mais sistêmica;

- Expressar nossa visão e ouvir a dos outros;

O líder deve servir de exemplo, comprometendo-se com seu próprio domínio pessoal, buscando aprendizado e melhoria constante.

Visão compartilhada

Visões compartilhadas são imagens que pertencem às pessoas que fazem parte de uma organização. Desenvolvem um senso de comunidade e dão coerência a diversas atividades. As pessoas buscam visões compartilhadas pelo desejo de se sentir conectadas a um empreendimento importante. Estimula o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elabora os princípios e as diretrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado.

Quando realmente compartilham uma visão, as pessoas sentem-se conectadas, ligadas por uma aspiração comum. Ela é essencial para a organização que aprende, pois fornece o foco e a energia para a aprendizagem. Surge sempre de visões pessoais e é assim que obtém energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com