TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Social

Trabalho Universitário: Organização Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho temos como objetivo de levantarmos uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil através do título CINE NACIONAL baseado nos filmes: Meninas (2005) sob direção de Sandra Werneck, Anjos do Sol (2006) sob direção de Rudi Lagemann, Bicho de Sete Cabeças (2001) sob direção de Laís Bodanzkyk, que foram escolhidos e denunciam problemas sociais como do menor abandonado, gravidez na adolescência, pobreza, prostituição, drogas e internação de drogados, mostrando as diferenças de classes como o papel do Estado e do profissional do Serviço Social na difícil tarefa de compreender esta realidade e tentar criar estratégias de atuação para transformá-la.

PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA “CINE SOCIAL” FORAM SELECIONADOS OS SEGUINTES FILMES: MENINAS, ANJOS DO SOL E BIXO DE SETE CABEÇAS.

FILME: MENINAS

Ficha Técnica

Produção e direção: Sandra Werneck

Diretora Assistente: Gisela Camara

Roteiro: Bebeto Abrantes

Produção Executiva: Luis Antonio Silveira

Fotografia e Câmera: Fred Rocha e Heloisa Passos

Som Direto: Valéria Ferro

Montagem: Fernanda Rondon

Edição de som mixagem: Denilson Campos

Música Tema: José Miguel Wisnik & Paulo Neves

Finalização de Imagem: Fábio Souza

País: Brasil

Ano: 2005

Duração: 71 min

http://beniniemprosaeverso.blogspot.com.br/2011/09/reflexoes-sobre-o-documentario-meninas_3025.html

SINOPSE

Evelin, 13 anos, está grávida de um jovem de 22 anos que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15 anos, declara que planejou sua gravidez, pois desejava ter um filho só para ela. Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. Ao longo de um ano é acompanhado o cotidiano destas três jovens.

RESENHA

O filme relata a história de quatro adolescentes grávidas de favelas cariocas, de suas famílias e de um jovem pai dos futuros filhos de duas dessas garotas. Os avós desiludidos e amargurados desabafam sobre o peso representado pelos filhos, enquanto as filhas com ar de menina e conversa de mulher, oscilam entre momentos de brincadeiras com a vida e outros reveladores de uma ausência de projetos de futuro .O filme não vem para fazer julgamento para qualquer uma das famílias representadas nele mas consegue identificar através de seus verdadeiros depoimentos a falta de sonhos pessoais e profissionais desses jovens de baixa renda. Os problemas sociais, como a baixa escolarização e profissionalização funcionam muito para o presente tráfico de drogas nos morros cariocas.

FILME: ANJOS DO SOL

Ficha Técnica

Dirigido por Rudi Lagemann

Elenco: Antônio Calloni, Chico Díaz, Darlene Glória, Otávio Autusto, Vera Holtz, Fernanda Carvalho, Bianca Camparato.

Produção:- Luiz Leitão, Juarez Precioso, Rudi Lagemann. Roteiro: Rudi Lagemann.

Fotografia: Tuca Morães.

Trilha Sonora: Felipe Radicetti, Flu Nervoso.

Duração: 92 min

Ano:- 2006

País:- Brasil

Gênero: Drama

Estúdio: Globo Filmes Classificação: 14 anos

http://www.xbrasil.net/mulheres/imprensa_f.htm

SINOPSE

Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

RESENHA

O filme, “Anjos do Sol” é brasileiro e trata sobre a exploração comercial de crianças e adolescentes sendo uma dura realidade que acontece no Brasil. Há um paralelo entre o comércio dessas adolescentes nessa época e o atual abuso contra crianças e adolescentes mostrando que, a organização social de ontem, ainda é bem presente nos dias de hoje.

A exploração que era à base da economia, visando apenas o lucro e esquecendo do valor do ser humano, as crianças tornavam-se instrumentos (mercadorias) eram obrigadas a venderem seu corpo conforme sua condição física, sua história e tradição não tinham importância, eram somente objetos.

As crianças violentadas no filme, assim como na realidade, na maioria dos casos são frutos de famílias pobres e sem estrutura familiar, porém esse crime pode acontecer em famílias de classe baixa, média ou alta. Em alguns casos a vítima é violentada dentro de sua própria casa pelo pai, padrasto, irmão ou “amigo da família”. Em casos como esse em que a pessoa que deveria protegê-la se torna uma ameaça, o trauma psicológico sofrido pela criança é ainda maior, pois a mesma não consegue confiar em mais ninguém. A vítima normalmente se sente culpada, pelo acontecido havendo uma tendência social de acusá-la direta ou indiretamente por ter provocado o estupro. A adolescente estuprada e violentada perde o sentido da vida, se torna triste envergonhada e desmotivada.

Diante deste filme, podemos concluir que o Brasil ainda não mudou hoje milhões de brasileiros vive a realidade do filme, Anjos do Sol, sofrendo exploração das mais diversas formas, sendo muito presente a prostituição infantil. A família tem um papel fundamental na vida das crianças e adolescentes, pois é uma fase de grandes descobertas e transformações onde o acompanhamento e a proteção da família é primordial.

FILME: BICHO DE SETE CABEÇAS

Direção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com