Organização do Tratado do Atlântico Norte
Seminário: Organização do Tratado do Atlântico Norte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camismorat • 4/10/2013 • Seminário • 453 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
Organização do Tratado do Atlântico Norte
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (em inglês: North Atlantic Treaty Organization e em francês: Organisation du Traité de l'Atlantique Nord - OTAN ou NATO2 ), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte que foi assinado em 4 de Abril de 1949. O quartel-general da OTAN está localizado em Bruxelas, na Bélgica,3 e a organização constitui um sistema de defesa colectiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa.
No entanto, a Guerra da Coreia galvanizou os Estados-membros, bem como uma estrutura militar integrada foi construída sob a direcção dos Estados Unidos. O primeiro secretário-geral da organização, Lord Ismay, declarou a famosa frase de que a meta da organização era "manter os russos fora, os americanos dentro e os alemães para baixo" (em inglês: "to keep the Russians out, the Americans in, and the Germans down").4 As dúvidas sobre a força da relação entre os estados europeus e os Estados Unidos subia e descia, junto com dúvidas sobre a credibilidade da defesa da OTAN contra uma potencial invasão soviética, dúvidas que levaram ao desenvolvimento de uma força francesa de dissuasão nuclear independente e à retirada da França da estrutura militar da OTAN em 1966.
Após a queda do Muro de Berlim em 1989, a organização ampliou-se para os Balcãs, enquanto a construção de uma melhor articulação com o ex-inimigos em potencial do leste, culminou com a entrada de vários ex-membros do Pacto de Varsóvia à Aliança em 1999 e 2004. Em 1 de abril de 2009, a participação foi ampliada para 28 com a entrada da Albânia e da Croácia.5 Desde o os ataques de 11 de Setembro de 2001, a OTAN tentou recentrar-se a novos desafios e enviou tropas para o Afeganistão, assim como instrutores para o Iraque.
O Acordo "Berlim Plus" é um pacote abrangente de acordos feitos entre a OTAN e a União Europeia em 16 de dezembro de 2002. Com este acordo, a UE foi dada a possibilidade de utilizar os meios da OTAN, caso quisesse agir de forma independente ante uma crise internacional, na condição de que a própria OTAN não se quisesse envolver, o chamado "direito de preferência".6 Apenas se a OTAN se recusar a agir que a UE terá a opção de tomar uma decisão independente. Os gastos militares combinados de todos os membros da OTAN constituem mais de 70% dos gastos de defesa mundiais.7 Os Estados Unidos sozinhos totalizam 43% dos gastos militares do mundo8 e o Reino Unido, França, Alemanha e Itália contam mais de 15%.7 O seu secretário-geral é, desde 1 de Agosto de 2009, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen.9
...