Organização e metodologia da educação primária
Projeto de pesquisa: Organização e metodologia da educação primária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasvalaska • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.563 Palavras (11 Páginas) • 177 Visualizações
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Introdução
Este trabalho foi elaborado com o intuito de fazer compreender como funciona a estrutura da Educação no Ensino Fundamental. Como se dá esta aprendizagem em meio a sociedade, o magistério e o aluno.
As atribuições do MEC no sentido de sistema organizacional observando as vantagens e desvantagens no ensino fundamental, fazendo reflexões do universo a criança, baseando em teorias e pensadores que estudam o desenvolvimento da criança como ser de interação no sistema de ensino.
PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL
Na medida em que o professor vai realizando o seu trabalho e em sua execução de tarefas já pensadas e elaboradas em outras instâncias, o seu trabalho obtém pouco valor em termos de ensino-aprendizagem. Para uma melhora o professor deve resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem, tendo a preocupação à legitimação da sua função e responsabilidade educacionais junto à comunidade. Para eliminar esse este processo de desqualificação do professor, não basta a vontade e a mobilização, é necessário construir as condições objetivas de que o magistério precisa, levando-se em conta as exigências da base de produção do ensino-aprendizagem que é nada mais que do o trabalho coletivo. A proposta é fazer com que o professor entenda que o processo ensino aprendizagem seja um elemento produtivo. É fundamental o professor conhecer a possibilidade de superar a sua atual condição e se constituir num agente decisivo de construção da escola ou do processo ensino-aprendizagem que concretizem os compromissos que são oferecidos a toda a Proposta Curricular. A melhor e mais correta forma desta transformação está no processo de planejamento curricular e escolar.
Obtemos as seguintes considerações iniciais em relação Curricular de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental:
Sem conveniente que a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estivesse desenvolvida depois das disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação e História da Educação.
Deve ficar claro qual é a função específica desta disciplina no Curso do Magistério, uma vez que há interfaces principalmente com as disciplinas relacionadas acima, Sociologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação.
Sem o planejamento o trabalho coletivo viraria um caos. Fundamentando-se nas considerações acima, propõe-se que o norteamento curricular contemple os seguintes aspectos:
Pressupostos da análise/conhecimento da prática pedagógica escolar.
Estrutura de produção de ensino-aprendizagem na forma escolar.
Trabalho coletivo e o planejamento escolar institucional.
O professor como agente de educação.
A escola e a qualidade do ensino-aprendizagem.
Enquanto disciplina, Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental deverá obedecer as orientações comuns ás demais, buscando especialmente uma articulação com a mesmas notadamente com Sociologia de Educação, Filosofia da Educação e História da Educação. Entende-se que esta disciplina deverá ser um espaço aberto ao debate, à reflexão e à construção de propostas de ação dos profissionais da educação no sentido de atuar junto à escola em primeiro lugar e junto aos demais níveis do sistema de ensino. Para que tudo ocorra numa forma adequada e coerente sugere- se que:
O professor enquanto mediador discuta previamente com os alunos o trabalho a ser desenvolvido a começar pela proposta de Programa;
O professor desenvolva junto aos alunos o hábito de acompanhar o que acontece em relação à educação no país, no estado e na sua região;
Esta disciplina oportunize palestras, entrevistas, mesa de debates com segmentos da sociedade civil, com a liderança políticas (Ex.: Sessões especiais sobre Educação na Câmara de Vereadores), com os pais, e os demais colegas professores, autoridades, inclusive as educacionais lotadas nos diversos órgãos e instâncias administrativas do sistema de ensino, e sindicatos dos profissionais da educação;
Sejam promovidos encontros e visitas de intercâmbio com outros cursos de magistérios da região no sentido de conhecer como cada curso está desenvolvendo o seu trabalho e buscar coletivamente apoio para o que entenderem adequados;
Promover, também, oportunidades de debate sobre temas do interesse dos profissionais enquanto trabalhadores da educação, visando fomentar sua participação futura nas organizações de classe;
A avaliação deve estar vinculada ao conjunto da proposta de formação do Curso de Magistério, portanto aos seus compromissos político-pedagógicos e objetivos.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.
A lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001 aprovou o Plano Nacional de Educação ( PNE). O ensino fundamental de nove anos se tornou meta progressiva da educação nacional.
É preciso que haja, de forma criteriosa, com base em estudos, debates e entendimentos no âmbito de cada sistema de ensino, a reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e dos projetos Pedagógicos das escolas de modo a assegurar que a matrícula das crianças de seis anos de idade na instituição escolar permita o pleno desenvolvimento no aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, com vista a alcançar os objetivos do Ensino Fundamental. Agora com duração de nove anos (Brandão, p.32).
A escolarização, nesse período, tem como principal objetivo a preparação do aluno para sua inserção no mundo adulto, no mundo do trabalho e no exercício da cidadania.
Etapa 2
É de suma importância que todo professor desse período de escolarização esteja comprometido com a função social dos conhecimentos trabalhados nessa etapa
VANTAGENS.
Aprender ler e escrever é um grande desafio, mas esta fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças pois aprendem de forma lúdica, na cotação de histórias e acessos aos milhares de livros infantis. Introduzir e estimular a criança no mundo social valorizando
...