Orientações básicas Para Elaboração De Um Projeto De Pesquisa
Artigo: Orientações básicas Para Elaboração De Um Projeto De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renatoccastro • 28/10/2014 • 972 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Orientações Básicas para elaboração de um projeto de pesquisa.
Em minha concepção para a formalização de um projeto, o primeiro passo é entender o assunto de forma que o mesmo se torne prazeroso em realiza-lo.
O projeto é a base para a pesquisa, desta forma é precisa saber do que está falando para que o projeto termine com todos os seus requisitos, é preciso saber do que está falando, formular perguntas para sabermos no exato o que está se tratando. É necessário ter perguntas que nos faça refletir, e perguntas bem elaboradas para que não tenhamos respostas parecidas.
Toda pergunta tem seu sentido, é necessário ter atenção de como é formulado, termos usados, pelo olhar crítico ou não da sociedade e realidade, com esse desenvolvimento e pensamento dá-se continuidade no projeto de pesquisa.
Quanto mais claro estiver esse ponto de partida, nossa introdução via ter nexo e conseguiremos ir adiante, com isso as ideias irão esclarecer melhor e outras linguagens paralelas também.
É importante conhecer sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas, para saber quais perguntas já foram realizadas para este tema e possíveis respostas. Para que isso se torne mais objetivo a ajuda de um profissional é indispensável, ele vai instruir onde deve procurar e quem irá auxiliá-lo, lembrando que o levantamento inicial pode ser feito por qualquer pessoa.
É mencionada uma diferença que escapa aos iniciantes no trabalho de pesquisa: a diferença entre o processo de investigação e o processo de apresentação do trabalho. O processo de investigação é cheio de idas e vindas, hesitações e confusões, é uma combinação dinâmica de ordem e caos, é necessária passar por isso para que possamos chegar numa formulação ordenada e apresentação lógica de argumentos bem direcionados.
Durante todo o tempo de pesquisa acumulam-se diversas anotações, a qual se encontra em desordem, com isso o trabalho está em andamento. Umberto Eco oferece sugestões em seu livro. O pesquisador tem que controlar com a desordem, a falta de resposta para suas perguntas ou o excesso de respostas para suas perguntas, fazer um projeto de pesquisa é ao mesmo tempo ter total confiança no que esta se fazendo como em algum momento não ter mais certeza de nada, com isso o valor de organizar bem as ideias e apresenta-las coerentemente de forma bem fundamentada.
Depois de toda pesquisa e leituras realizadas, vem à parte de organizar o que se tem para apresentar de forma ordenada. Isso tem que ser feito para que qualquer leitor que queira acompanhar ou ler seu projeto de pesquisa possa acompanhar o raciocínio e a ideia principal, isso não é importante só para que os outros compreendam, mas também para ajudar o pesquisador.
Embora o projeto de pesquisa seja um pouco diferente entre uma determinada instituição ou outra existe o esquema básico de como é dividido um projeto de pesquisa que são as seguintes: Introdução, Justificativa, Objetivos, metodologia, cronograma e bibliografia.
A introdução é onde se apresenta o problema investigado, que chamamos de revisão de leitura ou revisão bibliográfica, para seguir o tema e o esquema para a elaboração de um projeto de pesquisa a introdução deve ser apresentada da forma mais clara possível, é necessário que a introdução apresente respostas as perguntas esquematizadas e patronizada diante da introdução. É preciso demonstrar a importância da realização de um projeto de pesquisa nesse ponto entra a justificativa por qual motivo é reservado tempo, dinheiro e trabalho nessa pesquisa, pra isso deve responder essas perguntas.
Logo em seguida vem o objetivo, quanto mais claro e mais definida a apresentação do objetivo
...