Ortodontia
Projeto de pesquisa: Ortodontia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lunee • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 4.995 Palavras (20 Páginas) • 568 Visualizações
Sumário
1.1 Introdução.......................................................................................................3
1.2 História da Ortodontia.....................................................................................4
1.3 O que é Ortodontia..........................................................................................5
1.4 Instrumentais Ortodônticos..............................................................................7
1.5 Questões..........................................................................................................10
1.6 Conclusão........................................................................................................11
1.7 Referências 12
1.1 Introdução
Este trabalho tem como objetivo entender a história, mostrar os conhecimentos básicos e expor alguns dos instrumentais específicos e indispensáveis para a ortodontia. Sendo uma especialidade da odontologia, a ortodontia se preocupa com o ser humano como um todo, organismo e funções, e não apenas com a estética.
1.2 História da Ortodontia
A ortodontia é mais antiga das especialidades da odontologia. Em 1992, pesquisadores ingleses encontraram uma múmia, nas margens do rio Nilo, no Egito, com idade estimada por arqueólogos entre 3000 e 2500 anos de idade, que tinha uma espécie de aparelho dentário. Era uma tira de metal, que prendia os dentes mais tortos da múmia.
Hipócrates e Aristóteles, na Grécia antiga, já discutiam idéias sobre como corrigir dentes tortos. Já os etruscos, prendiam as arcadas de seus mortos com tocos de madeira para que eles não caíssem no túmulo. Pois acreditavam que, assim, o falecido manteria um belo sorriso na vida após a morte. E no século 1 a.C., o fisiologista romano Aurelius Cornelius Celsus escreveu um tratado em que recomendava a pressão dos dedos para corrigir os dentes. Nada se desenvolveu na ortodontia durante a Idade Média. Porém, em 1728, o dentista francês Pierre Fauchard escreveu o livro O Cirurgião Dentista. Nele, dedicou um capítulo inteiro às formas de corrigir os dentes. Fauchard inventou um aparelho chamado bandeau (em português, bandô) – uma peça de metal em forma de ferradura de cavalo, que ajudava a expandir a arcada dentária e assim acomodar dentes amontoados uns sobre os outros na boca. Daí a expressão “dentes encavalados”.
Mas a ortodontia moderna só veio 90 anos depois, em 1819, quando o doutor francês Gaston Delabarre inventou o fio metálico que é fixado entre os dentes. Em 1841, o dentista Joachim Lafoulon criou o termo “ortodontia”. Porém, quem alavancou essa nova ciência foi o norte-americano Norman W. Kingsley. Em 1880, ele escreveu o Tratado sobre Deformidades Orais, que exerceu enorme influência até a primeira metade do século 20. Entretanto, o que popularizaria o aparelho dentário seria a adoção, pelos dentistas, do aço inoxidável para fabricação de fios, bandas e braquetes – as três peças que formam o aparelho dentário -, que só veio a ocorrer no fim dos anos 1950.
Até o fim da década de 1970 o aparelho dentário era um objeto horrível, com extensões por fora da boca, conhecidas pelo apelido de estribo. Isso só mudou quando, em 1975, surgiu um adesivo que prendia com sucesso os braquetes diretamente nos dentes. No mesmo ano, um dentista de Beverly Hills, doutor Craven Kurz, inventou o aparelho oculto, cujos braquetes são colados na parte interna da arcada dentária. Por fim, em 1997, surgiu o alinhador dentário transparente e removível, criado pela doutora Zia Chishti, também na Califórnia.
1.3 O que é Ortodontia?
A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo
diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mau posicionamento e mau relacionamento dos dentes (maloclusão) e das estruturas da face (ossos e tecidos moles).
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O cirurgião-dentista, após o curso de graduação em odontologia, faz um curso que o habilita a registrar-se como especialista nesta O paciente que apresenta dentes fora de posição, além do problema estético, quase sempre, tem também alguma dificuldade relacionada às funções de seu organismo, como por exemplo: respiração bucal e postura de língua prejudicada, além de dificuldade de higienização dos dentes. O nariz tem como importantes funções aquecer, umidecer e filtrar o ar que vai para os pulmões e, portanto, quando respiramos pela boca introduzimos neles ar frio, seco e sujo. A respiração bucal pode propiciar a entrada de elementos alergênicos no aparelho respiratório, além de causar disgnatias, pois, os músculos que atuam na abertura da boca, pressionam lateralmente as arcadas dentárias, impedindo que elas se desenvolvam normalmente. Por outro lado, a respiração bucal resseca a boca, privando os dentes da proteção da saliva e causando deglutição atípica que, por sua vez, dá origem à mordida aberta. Um diagnóstico precoce é importante, pois quanto mais cedo se iniciar a correção dos possíveis problemas, mais fácil e abreviado se tornará o tratamento.
Há algum tempo atrás acreditava-se que a correção dentofacial era privilégio de crianças e adolescentes. O avanço das pesquisas mostrou que resultados alentadores são obtidos em qualquer idade e, hoje, o atendimento é irrestrito em termos de faixa etária.
Os pacientes adultos recebem atendimento, não apenas para resolver problemas estéticos, como correção de diastemas,, mas também, para minorar sofrimento causado por disfunções orofaciais; para corrigir posicionamento dental, facilitando
...