Orçamento Empresarial
Casos: Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orlicristiano • 12/10/2013 • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 363 Visualizações
INTRODUÇÃO
No competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais da área contábil-financeira que vêem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos de suas empresas, mas também seu próprio sucesso profissional.
Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.
Fundamentalmente, o sistema orçamentário implica na utilização de técnicas e procedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, políticas e metas para a consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçam durante o período.
Apesar de ser visto por alguns funcionários como mais uma manobra da administração para cercear sua liberdade e ação, bem como uma forma de investigar e controlar seus atos, a finalidade dos orçamentos, de acordo com Sanvicente (2000, p. 16), é auxiliar nas tarefas de controle e planejamento, formalizando e sistematizando estas tarefas, criando assim condições para o aperfeiçoamento das ações administrativas, e permitindo uma aferição mais objetiva do desempenho dos diversos setores da organização.
Para Narayanan (2009), os orçamentos desempenham quatro funções básicas, todas elas críticas ao sucesso geral de uma empresa em alcançar objetivos estratégicos: planejamento, coordenação e comunicação, monitoramento do progresso (controle), e avaliação do desempenho.
ORÇAMENTO
Ferramenta de controle do Processo operacional da empresa, envolvendo todos os setores.
CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Visa assegurar a empresa o máximo de rendimento dos meios econômicos empregados na produção e o equilíbrio de suas finanças.
BASE DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Dados orçados
X
Dados reais
OBJETIVOS
Identificar e analisar as variações
Corrigir falhas
Ajustar o plano orçamentário
Gerenciar todos os setores organizacionais
Gerar informações para tomada de decisões
Maximizar rendimentos
RESPONSABILIDADE PELO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Instrumento de gestão necessário para otimizar o objetivo de geração de lucros GESTOR ↔ ÀREA DE RESPONSABILIDADE
RESPONSABILIDADE DA CONTROLADORIA
Efetuar o monitoramento e apoio aos gestores individuais sobre seus orçamentos;
Efetuar o controle orçamentário da empresa ou corporação como um todo;
Propor as ações corretivas para os gestores individualmente e para a empresa como um todo;
RELATÓRIOS DE CONTROLE
ORÇAMENTÁRIO
Os valores orçados para o mês em pauta
Os valores reais contabilizados no mês
A variação do mês entre o real e o orçado
Os valores orçados acumulados até o mês em pauta
Os valores reais acumulados contabilizados até o mês
A variação acumulada entre o real e o orçado até o Mês
ANÁLISE DAS VARIAÇÕES
Identifica com maiores detalhes os principais motivos que causaram a variação em valor de cada item orçado, com base nas informações levantadas pelos relatórios.
Variação em valor = diferença de preço + diferença de quantidade
(real x orçado) (real x orçado) (real x orçado)
Todo gestor deve ter consciência de que o controle orçamentário é parte integrante do processo de avaliação de desempenho.
A controladoria exerce papel fundamental na aplicação dessa ferramenta, contribuindo para otimizar o objetivo de geração de lucros das empresas e dos acionistas.O orçamento é um instrumento de comunicação e coordenação entre as áreas e possibilita ampla troca de idéias, em busca da seleção do melhor plano, também é um instrumento de planejamento e controle, que visa atingir os fins específicos, ou seja, os objetivos que a empresa se propõe a alcançar. Também simula os desempenhos com base em planos aprovados, além disso permite a apuração do resultado por área de responsabilidade, desempenhando o papel de controle por meio dos sistemas de custos e Contabilidade.
Segundo Welsch (1993:21):
"O planejamento e controle de resultados pode ser definido, em termos amplos, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração. Especificamente envolvem a preparação e utilização de: (1) objetivos globais e de longo prazo da empresa; (2) um plano de resultados a longo prazo, desenvolvido em termos gerais; (3) um plano de resultados a curto prazo detalhado de acordo com diferentes níveis relevantes de responsabilidades (divisões, produtos, projetos, etc), e (4) um sistema de relatórios periódicos de desempenho, mais uma vez para os diversos níveis de responsabilidade".
Os objetivos do orçamento são o planejamento, a coordenação (execução) e o controle, que juntos orientam a execução das atividades, coordenam as áreas de atividades de toda a empresa, otimizam o resultado, reduzem riscos e facilitam a identificação das causas dos desvios entre o planejado e o realizado, podendo assim fazer correções no decorrer das ações planejadas.
...