Orçamento Empresarial
Artigos Científicos: Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhafaela • 6/11/2013 • 2.638 Palavras (11 Páginas) • 195 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é esclarecer embasados em teorias e na vivencia diária o que é orçamento, qual a sua função dentro da empresa, quais são os benefícios que o mesmo pode trazer para a organização se for aplicado de modo correto e como é o processo de planejamento de um orçamento.
Além disso, tenta trazer de forma clara e objetiva questões tributárias envolvidas no processo de orçamento visando de que maneira essas tributações podem influenciar no desempenho da organização.
Serão abordados conceitos conhecidos da contabilidade tais como: Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do Exercício, Demonstrações do fluxo de caixa, porém com uma visão orçamentária desses processos.
E por fim será feita uma comparação daquilo que foi feito em orçamento e aquilo que realmente foi realizado, buscando esclarecer possíveis duvidas para o leitor e trazer um maior conhecimento para os seus autores.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ORÇAMENTO
Leandro Joenice e Nunes Thiago em seu livro Administração e orçamento empresarial (pag. 70, 2013) diz que o orçamento nada mais é que uma simulação de algo provável dentro de um objetivo maior dentro da empresa, na maioria projetos, planos futuros objetivos a serem alcançados, o qual se utiliza de acontecimentos, com a intenção de se antecipar com os mesmos, através de uma série de medidas que deverão ser tomadas, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis.
É um meio da empresa se organizar financeiramente para possíveis projetos que pretenda implantar tendo em mãos os melhores preços e assim poder negociar com os fornecedores buscando sempre o melhor e mais acessível.
Se consultarmos o dicionário Aurélio encontraremos a seguinte definição: Descriminação pormenorizada dos materiais e das operações necessárias para realizar uma obra, com a estimativa da despesa.
O orçamento é instrumento integrante do processo de planejamento e controle operacionais de qualquer empresa, independente do porte ou da atividade econômica. Em geral, as empresas procuram planejar e controlar suas atividades operacionais através da técnica orçamentária. As tarefas são formalizadas e sistematizadas para que possam ser executadas normalmente, durante o processo de implementação.
Portanto, o orçamento fundamenta-se na elaboração de um plano geral de ação da empresa, de acordo com os objetivos, as metas e as políticas de ação a curto e longo prazo.
2.2 ORÇAMENTO GERAL
O Orçamento Geral expressa os planos operacionais que envolvem o trabalho e financeiros que envolve o capital da administração para um período especifico (normalmente um ano) e é composto de um conjunto de demonstrações financeiras planejadas, o mesmo recebe esse nome por ser o plano inicial sobre o que a empresa pretende realizar no período, ele nada mais é que o reflexo do impacto das decisões operacionais e financeiras dentro da empresa.
O Orçamento Geral de uma empresa é subdividido em Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro. O Orçamento Operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes, desde seu processo de fabricação ate sua venda, ou seja, é a sustentação operacional da organização.
No orçamento operacional encontramos, portanto o orçamento de produção que determina as quantidades de produtos que deverão ser fabricados, levando em conta o volume de vendas projetado e a política de estoque, projetando os custos e as despesas envolvidas no processo produtivo.
Orçamento de matéria prima esta relacionado diretamente na logística da empresa. É o orçamento que determina as quantidades previstas de cada matéria-prima para o que foi planejado.
O Orçamento Financeiro por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício as entradas e saídas que a empresa terá durante o período tento assim noção do lucro ou prejuízo que ela possa vir a sofrer.
No orçamento financeiro podemos encontrar orçamentos tais como: Orçamento de mão de obra direta leva em conta os custos com salários e os encargos sociais relacionados diretamente com as atividades especificas da empresa, isto é o processo produtivo da empresa.
Orçamento de despesas operacionais compreende os gastos de administração, despesas comerciais para realizar as vendas, custos financeiros e as despesas tributárias exigidas pelo estado.
No entanto, deve-se advertir que o orçamento de despesas operacionais deve ser elaborado e reduzido a níveis realista, pois um exagero pode afetar estruturalmente o negócio.
Orçamento das despesas administrativas compreende as atividades de apoio. São as despesas para gerir a empresa, como as despesas com viagens, materiais de escritório, pessoal, seguro, etc.
É bom destacar que as despesas administrativas são, geralmente, classificadas como custo fixo, pois não variam significativamente com a produção.
Orçamento das despesas com vendas é o instrumento que vai relacionar os itens a serem desembolsados, vinculados à comercialização de produtos ou serviços da empresa no período projetado, tendo como objetivo classificar corretamente os gatos da área comercial. (ZADNOWICZ, 2003).
2.3 ORÇAMENTO FLEXIVEL
O orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma análise mais completa das variações.
Em vez de um único numero determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas. A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Estes estão sujeitos a maior variabilidade.
O Orçamento Flexível precisa e necessita de maior participação dos membros da organização. Somente com o crescimento do nível de informação é possível uma aplicação do orçamento flexível com sucesso. Ele oferece as informações necessárias para melhor análise do desempenho de um determinado departamento.
2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
Orçamento nada mais é que a estratégia da empresa na busca de redução de custo, melhorias e preços mais em conta para
...