: Orçamento Empresarial
Ensaios: : Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KARINTATIANE • 6/12/2014 • 1.623 Palavras (7 Páginas) • 354 Visualizações
O Orçamento Empresarial é muito importante dentro de uma empresa independente de seu porte ou ramo de atividade pois ele possui o ato de planejar e estimar o ganho, despesas e investimentos .
O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário, pois o orçamento empresarial é muito importante para a tomada de decisão .
Antigamente, o orçamento limitava-se aos gastos referentes às despesas, atualmente é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização. O orçamento pode ser definido como um instrumento de planejamento e controle onde as empresas buscam planejar com antecedência permitindo aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançadas.
A elaboração de um orçamento é de acordo com o exercício contábil que pode ser qualquer período, isso é mais que uma tarefa matemática é uma tarefa gerencial. Os gerentes dos departamentos devem encontrar a melhor maneira de trabalhar em conjunto visando atingir bons resultados para a empresa, seus funcionários e clientes, assim os resultados atingidos são comparados com os orçamentos.
Algumas variações acontecem de maneira regular dentro dos parâmetros determinados já outros merecem atenção, mesmo que a empresa esteja com a meta alcançada não quer dizer que o processo está finalizado. A empresa com o passar do tempo precisa sempre se aperfeiçoar e se aprimorar. O objetivo orçamentário é coordenar, controlar e avaliar as operações da empresa, assim pode se dizer que o orçamento é o pilar da empresa. Os principais tipos de orçamentos são; orçamentos globais e parciais, orçamento a curto e longo prazo, orçamento periódico e contínuos e orçamentos flexíveis ou variáveis todos possuem características diferentes, mas tem como objetivos atingir os resultados esperados.
O orçamento parcial aborda orçamento de venda, orçamento de despesas administrativas ou orçamento de caixa. Já o orçamento global permite a composição antecipada de um balanço e um demonstrativo de lucros e perda do exercício.
Orçamento de curto e longo prazo já depende da necessidade das operações da empresa onde se qualifica curto prazo operações de um ano ou menos e longo prazo mais de um ano.
Orçamento periódico ou continuo depende do ramo da atividade da empresa se existir certa segurança nas previsões a período próximo usa periódica e se a atividade não prevê situações futura usa a continua.
Orçamentos flexíveis ou variáveis serve para os administradores entender a variação entre o orçamento e o desempenho real da empresa Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.
Um orçamento geral é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento do resultado; orçamento do balanço patrimonial.
Orçamento de venda é previsão de vendas tem como ponto de partida do orçamento empresarial, que se constitui um plano de vendas futuras
...