Orçamento Empresarial
Casos: Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liviamramos • 5/9/2013 • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 1.339 Visualizações
INTRODUÇÃO
Na atualidade as empresas entendem a importância que o orçamento empresarial tem, o orçamento é uma simulação de algo provável dentro de um objetivo maior da empresa, este antecipa e simula uma situação futura na empresa. Faz uma projeção de supostos acontecimentos, com a intenção de se antecipar aos problemas e sim alcançar os melhores resultados possíveis.
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a importância do orçamento na gestão financeira, mostrando o orçamento como instrumento valioso para planejamento, controle, na tomada de decisões, avaliação e melhor qualidade nas empresas.
Conceito de Orçamento e sua importância na organização
Orçamento é uma ferramenta usada tanto por pessoas físicas ou jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo.
O Orçamento é documento que permite definir suas prioridades e objetivos. Para melhor compreensão e controle os orçamentos são classificados por contas e integram um sistema de informação confiável e uma ferramenta capaz de agilizar operações, otimizar processos e sem falar da parte sustentável.
As vantagens que o Orçamento pode trazer para a organização são inúmeras tais como:
• Examinar todos os fatores antes de tomar uma decisão;
• Acerto na tomada de decisão, evitando o improviso;
• Verificação de deficiência e ineficiência do desempenho de setores da empresa;
• Utilização de recursos e ajuste as atividades prioritárias;
• Integração dos funcionários e departamentos;
• Planejamento das metas financeiras a serem atingidas.
Os Orçamentos dividem-se em: Orçamento de vendas, Orçamento de produção, Orçamento de Custos da produção, Orçamento de custos administrativos e com vendas, Orçamento de outros itens DR – Demonstrativo de Resultado,Orçamento de Capital e Orçamento de Caixa.
Orçamento mestre e sua divisão
O Orçamento mestre é a combinação de uma série de distintas mas interligadas sub-orçamentos que descrevem a produção de uma empresa e objetivos financeiros. Entende-se que é aquele orçamento que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro.
O Orçamento Operacional descreve as atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. Este orçamento consiste de uma demonstração de resultado orçada acompanhada de folhas de suporte para acompanhamento.
O Orçamento operacional de uma empresa divide-se em oito partes tais como:
• Orçamento de vendas – demonstra a expectativa de vendas de produtos da empresa;
• Orçamento de Produção – com base na projeção de vendas, a empresa deve projetar todas as suas necessidades de produção de acordo com a capacidade instalada;
• Orçamento de compras de materiais diretos – de acordo com o orçamento de produção, deve, ser projetadas as compras de materiais diretos, a serem incorporados ao processo produtivo;
• Orçamento de mão-de-obra – é determinada as necessidades de mão-de-obra direta para atender à produção orçada;
• Orçamento CIF – Além dos materiais diretos aplicados na produção e da mão-de-obra direta, necessita de custos indiretos de fabricação(CIF), alocados aos produtos. Eles devem ser orçados de acordo com o nível de atividade previsto;
• Orçamento de despesas de vendas e administrativas – São previstas neste item as despesas com vendas ( comissões, impostos, etc.) bem como haverá uma administração para gerir o processo.
• Orçamento de estoque final de produtos – levando em consideração o processo normal das atividades, com produção contínua, a empresa não venderá toda a produção no período abrangido pelo orçamento. Dessa maneira, deverá projetar qual será o estoque final previsto, avaliando inclusive os custos de manutenção desses estoques;
• Orçamento de custo dos produtos vendidos – tendo em vista todas as considerações acima, a empresa terá condições de determinar, em função do volume de vendas e do estoque final de produtos, qual será o custo dos produtos vendidos do período.
O Orçamento Financeiro detalham as entradas e saídas de caixa e todas as posições financeiras, provenientes das atividades operacionais desenvolvidas. Este deve prever, baseado nas informações do orçamento de capital, a utilização de recursos financeiros pela organização.
O Orçamento Financeiro é composto de:
• Orçamento de Caixa - expõe, de acordo com as situações futuras projetadas, qual a posição de disponibilidade recursos financeiros da empresa ao final de determinados períodos. De forma clara, demonstra, a real situação do capital de giro da empresa, prevendo prováveis insuficiências de caixa e os meios para suprir estas insuficiências.
• Demonstrações Financeiras Projetadas – Depois da elaboração do orçamento operacional e do orçamento de caixa,
...