Os 33 Do Chile
Trabalho Escolar: Os 33 Do Chile. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19112012 • 27/8/2014 • 620 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
Os 33 do Chile foi uma operação muito delicado no resgate de 33 mineiros que ficaram soterrados, onde houve uma grande execução que foi desenvolvida por engenheiros junto com instruções da NASA.
Esta operação foi desenvolvida através das máquinas Raise Bore (modelo Strata 950), Schramm T130 e máquina Canadense RIG-421.
As organizações passam por situações de caos. Certas organizações são um caos. Diversas organizações não se desenvolvem por falta de uma liderança efetiva. O milagre que presenciamos no deserto chileno aponta um novo caminho de liderança, planejamento e condução de pessoas. É no deserto e na profundidade de um desastre que os ensinamentos borbulham e podem mudar rumos e a forma como pessoas olham para o que de fato é sucesso.
Um líder é um semeador de esperança
O que manteve a possibilidade do resgate dos mineiros foi a esperança presente no coração de cada um. O líder soube manter firme isto ao longo dos dias. Líderes autênticos fazem as pessoas experimentarem a esperança. Sabem fazer perguntas para ajudar as pessoas a sentir um futuro melhor. Permitem que as pessoas possam sonhar e desejar um futuro melhor. O líder não fica preso á situação atual, mas tem a visão da situação desejada.
Na pluralidade é possível organizar
Os mineiros eram diferentes entre si. Existia a pluralidade de pessoas, entre contratados e trabalhadores temporários. O diferente não foi barreira para a união. O diferente agrega. Muitos líderes pensam que precisam ter pessoas “a sua cara”. Na pluralidade a possibilidade de crescimento é maior. A compreensão interna dos mineiros que a organização era a única possibilidade para se manterem vivos foi decisiva. Os líderes precisam compreender que as pessoas são inteligentes, que podem deixar seus talentos se manifestarem, com pensamentos diversos podem se desenvolver, enfim, tudo é possível quando todos podem participar e se sentir valorizados.
Uma equipe é uma orquestra
Tarefas bem divididas. Um mineiro dando força para o outro, nos momentos mais difíceis. Os recursos escassos muito bem administrados. Que lição de administração! A orquestra dos mineiros nos ensinou que quando todos se comprometem, a fazer sua parte, tudo é possível ao resultado. Para sobreviver e crescer as pessoas e organizações são convidadas a agir em equipe. O comportamento de compromisso é essencial. O amor deve superar o egoísmo. A partilha dos dons é o foco principal. A sintonia é desenvolvida. O conflito amadurece.
A estratégia é vivenciada
Todo o processo de planejamento envolveu diversas pessoas e idéias. O Chile teve a humildade de ouvir técnicos de outros países. Houve plano A, B e C. Todos os detalhes foram pensados, sejam técnicos ou emocionais. Cada passo foi planejado. A estratégia foi uma experiência de vida e não um simples escrito. Líderes precisam ser mestres em estratégia e envolver seu pessoal. Você tem estratégias? Existem planos A, B e C?
A fé é um elemento imprescindível
A fé promove o milagre. No deserto tudo é seco. O deserto proporciona o homem pensar sobre si. É lá no fundo que se
...