Os Desafios da geração para alcançar o sucesso profissional
Por: Dayane Pinheiro • 1/12/2017 • Dissertação • 485 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
DESAFIOS DA GERAÇÃO PARA ALCANÇAR O SUCESSO PROFISSIONAL
Ao observar a busca incansável pelo sucesso profissional de jovens que almejam crescer na vida, é possível perceber algumas semelhanças entre eles, aspectos como ambição, foco, dedicação, resiliência e muita perseverança são fatores bem comuns para alcançar êxito na carreira profissional e também na vida pessoal, sendo difícil para muitos jovens que precisam equilibrar uma vida social e atingir maturidade o bastante para conquistar espaço em um mercado que é cada vez mais competitivo e informatizado. É necessário que o indivíduo seja orientado desde cedo sob um aspecto que vise prepara-lo para o que vai enfrentar ao competir com pessoas mais capacitadas e experientes, por exemplo, no mercado de trabalho. Cada ser humano possui o seu diferencial intelectual e pessoal, mas sua formação precisa de uma estrutura acima da média, com qualidade e dedicação de seu corpo docente e claro, do próprio aluno. Além disso o acesso a informatização pode ser um divisor de águas para quem não consegue filtrar o que lhe agrega e o que apenas ocupa o seu tempo sem trazer nada em troca.
A geração atual apesar da dificuldade em se “desconectar” ou de usar essa informatização está acostumada com mudanças, por ter a ciência de que são meros obstáculos para alcançar seus objetivos reais, e sabem que enganam – se quem acredita que a localização da residência, trajeto para o trabalho, conciliar vida pessoal e acadêmica não sejam fatores desmotivadores e que levam ao fracasso ao tentar finalizar cada meta até alcançar o objetivo final e isso já filtra vários durante o percurso.
O desenvolvimento individual e a busca constante pelo aprendizado fora daquilo que lhe foi imposto não são o segredo para o sucesso, mas são os fatores principais para o planejamento estratégico em que cada meta seja construída baseada não apenas em “sonhar” ou “querer”, mas sim em “tentar”, se auto desafiar a cada dia, dentro dos limites que cada um possui de maneira ética e moralmente para conquistar seu objetivo e equilibrando sempre suas emoções sem se cobrar demais. Para isso o auxílio de um terapeuta regularmente é um grande diferencial, já que muitos possuem uma relutância em se abrir com um profissional da área psicológica por receio de julgamentos e por acreditar que as pessoas do seu cotidiano podem dar esse suporte emocional da mesma maneira que um terapeuta.
Dayane Pinheiro Araujo.
...