Os Diferentes Tipos De açúcar
Trabalho Universitário: Os Diferentes Tipos De açúcar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klima835 • 21/9/2014 • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
Composição de Alimentos
Os diferentes tipos de açúcar
Para começar, temos que ter em mente que açúcar na verdade é um termo genérico para os diferentes tipos de carboidratos que existem. E eles são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos (MENEZES; PINHEIRO, et. al, 2005).
Os monossacarídeos são conhecidos como carboidratos simples, um deles é o açúcar refinado, mas também são encontrados nas frutas. Os principais são:
1) Frutose: presente na maioria das frutas e também no mel. Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano.
2) Glicose: Também possui função energética. Encontrado também no mel e nas frutas.
3) Galactose: presente na lactose (açúcar do leite). Fornece energia para o corpo humano.
4) Ribose: compõem a estrutura do RNA (ácido ribonucleico).
Já os oligossacarídeos são uma mistura de dois monossacarídeos, tal como a lactose do leite, constituída de glicose e galactose. Os principais são:
1) Sacarose = glicose + frutose
2) Lactose = glicose + galactose
3) Maltose = glicose + glicose
Por fim, temos os polissacarídeos, ou açúcares altamente complexos, formados por milhares de monossacarídeos e podem ser provenientes de origem vegetal, do amido, até mesmo animal (glicogênio) e celulose.
Funções dos carboidratos no organismo
1) Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos frequentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo. Num homem adulto, 300g de carboidrato são armazenados no fígado e músculos na forma de glicogênio e 10g estão em forma de açúcar circulante. Está quantidade total de glicose é suficiente apenas para meio dia de atividade moderada, por isso os carboidratos devem ser ingeridos a intervalos regulares e de maneira moderada. Cada um grama de carboidratos fornece 4 Kcal, independente da fonte (monossacarídeos, dissacarídeos, ou polissacarídeos).
2) Regulam o metabolismo proteico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos.
3) A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata. Se não houver glicose disponível para a utilização das células (jejum ou dietas restritivas), os lipídios serão oxidados, formando uma quantidade excessiva de cetonas que poderão causar uma acidose metabólica, podendo levar ao coma e a morte.
4) Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central. O cérebro não armazena glicose e dessa maneira necessita de um suprimento de glicose sangüínea. A ausência pode causar danos irreversíveis para o cérebro.
5) A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.
6) Apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas da células.
Açúcar
A principal característica é o seu sabor adocicado. O açúcar que geralmente consumimos é apenas fonte de energia e carboidratos. É um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose.
Formas de apresentação da sacarose:
Cristal - O caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e, por último, pela secagem. A partir do açúcar cristal, são obtidos outros tipos de açúcar, como o refinado e o confeiteiro. O açúcar cristal, portanto, passa por menos processos na hora de ser preparado.
Refinado – Tipo de açúcar conquistado a partir da diluição do açúcar cristal. A calda obtida passa por diversos processos até chegar ao peneiramento. A porção mais fina é separada
...