Os Novos Papéis Do Proessor
Ensaios: Os Novos Papéis Do Proessor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: corsino • 16/3/2015 • 348 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
Os papéis do professor
Tradicionalmente, o papel de um professor na educação presencial foi sempre o de umafigura que transmitia conhecimentos aos alunos. Esse conhecimento, que normalmente era de domínio exclusivo do professor, estava sistematizado e organizado em manuais,aos quais somente o professor tinha acesso. O papel do professor era “traduzir” esse conhecimento para uma linguagem acessível ao aluno, que era um mero depositário desse saber Educação bancária,segundo Paulo Freire.
O ensino tradicional necessita se alterar e passar a ser um ensino criativo, que os professores usem seu potencial criativo em suas aulas, levando os alunos a adquirir estratégias que lhes permitam lidar com desafi os e acontecimentos imprevistos.
Os novos papéis do professor é o de orientador/mediador:
orientador/mediador intelectual - é aquele que usa os meios tecnológicos disponíveis para ajudar na escolha das informações mais importantes para o aluno;
orientador/mediador emocional- mesmo a distância, o professor tem de motivar, estimular, incentivar e organizar os limites, com equilíbrio, credibilidade, autenticidade e empatia.
orientador/mediador gerencial e comunicacional :Planeja constantemente e orienta o aluno para usar as mais variadas formas de comunicação e expressão.
orientador/mediador ético. conduzir esse processo mediante a adoção de valores e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de valores individuais e coletivos numa perspectiva ética e construtiva.
Outro fator importante a ser considerado parte do principio de que o professor ainda não consegue administrar e promover em sala de aula a inclusão, assim, o que evidenciamos muitas vezes são salas de aulas homogêneas, formadas apenas por alunos considerados “bons” ou por alunos considerados “fracos” e, quando existem as salas heterogêneas a segregação também ocorre em seu interior, através do estereótipo de separação entre bons e fracos.
Assim, o trabalho do professor e as relações que este estabelece dentro de sala de aula são fundamentais para o processo de democratização e promoção da qualidade na educação.
Portanto, o professor precisa estar atento e comprometido com sua prática. Trabalhar com inovação sem deixar de lado o planejamento de suas ações, pois o processo educativo exige organização sistemática, sem abandonar os princípios de liberdade, atendimento as necessidades individuais e coletivas, oportunidades para todos e formação para cidadania.
...