Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro,
Artigo: Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro,. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alerocha • 16/3/2015 • 360 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
1. As cegueiras do conhecimento, o erro e a ilusão:
Atualmente a educação trabalha de modo onde o conhecimento é exato não permitindo mudanças, porém devemos trabalhar de maneira com que o aluno busque outras respostas e alternativas para cada situação problema.
O conhecimento comporta a interpretação, o que introduz o risco de erro pelo modo em que o indivíduo interpreta a situação, de sua visão de mundo e de seus princípios de conhecimento, deveu respeitar o modo como o estudante vive sua realidade e assim como entende o que está sendo proposto.
2. Os princípios do conhecimento pertinente:
Na educação esse aluno deve ser levado a um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto, o ensino deve ser interligado, inter-relacionado.
3. Ensinar a condição humana:
Entender que o individuo é um ser complexo, não cabem classificações como acontece em nossa sociedade, rico/pobre, escolarizado/não escolarizado, devemos entender o ser como político, cultural, natural, moral carregando multi informações biológicas e históricas, portando devemos respeitar cada particularidade de pensamento e críticidade.
Saber unir tudo que se aprende para assim entender o todo.
4. Ensinar a identidade terrena:
Entendida como nossa pátria, aprender a pensar os cuidados que devemos ter com o mundo, tendo cuidado com o desenvolvimento desenfreado, conscientizar o aluno as reações adversas com seus hábitos, mostrando como os conflitos gerados pela desigualdade social também causam agressões ao planeta e as estruturas.
Assim trabalhar a importância do diálogo, a solidariedade e compreensão, como um meio de comunicação e relacionamento.
5. Enfrentar as incertezas:
Mostrar ao aluno estratégias capazes de enfrentar problemas inesperados, a educação deve dar suporte ao aluno para lidar com acontecimentos não previstos na vida do indivíduo e na sociedade como todo.
6. Ensinar a compreensão:
A incompreensão marcada na sociedade como os sistemas adotados em todos os setores, na escola como as disciplinas que não dialogam, classes sociais, ideologias, etc.
O papel da escola é levar o aluno a buscar o diálogo a compreender, ter bom censo, refletir o que fazemos para a melhoria da comunidade e sociedade.
7. A ética do gênero humano:
Desenvolver ética, autonomia, solidariedade de forma integrada para que aconteça uma mudança de pensamento no indivíduo e na sociedade, é preciso buscar a solidariedade e cidadania em todos os aspectos.
...