Os Sistemas Operacionais
Por: Kriattor • 8/6/2023 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 59 Visualizações
Podemos dizer, de uma maneira bem simplificada, que o Sistema Operacional é o programa responsável por intermediar a relação entre os usuários e o hardware.
Quando gravamos um programa, não nos preocupamos com as instruções de escrita e sobre o gerenciamento de sua memória, o sistema operacional faz isso por nós.
SO é um tipo especial de software, que se diferencia de todos os demais, principalmente por conta de sua complexidade. Um sistema operacional atual tem, facilmente, mais de 10 milhões de linhas de código! Diferente de programas comuns, que constantemente recebem atualizações ou reformulações, os sistemas operacionais são mais duráveis, principalmente por não ser viável criar um sistema tão grande e complexo como um sistema operacional. Eles estão sempre sendo desenvolvidos e novos códigos, ferramentas e funcionalidades estão sendo agregados, somado a eles. Ou seja, o sistema operacional é um grande e complexo programa, que tem por objetivo se comunicar com o hardware através de uma linguagem de baixo nível e "traduzir", "falar" conosco de uma maneira bem simples, evitando assim que tenhamos que saber como funciona um processador ou memória.
Dentro desse contexto, podemos dizer de forma simplificada que, a programação é um processo de escrita, testes e manutenção de programas de computadores. Esses programas, por sua vez, são compostos por conjuntos de instruções determinados pelo programador que descrevem tarefas a serem realizadas pela máquina e atendem diversas finalidades. Em outras palavras, as linguagens de programação são usada para dar comandos, como fazemos ao escrever uma receita de bolo, indicando o passo a passo para chegar no objetivo.
O advento da programação está diretamente ligado à história dos computadores. A primeira programadora foi uma mulher chamada Ada Lovelace, que escreveu um código para possibilitar a utilização da máquina analítica de Charles Babbage, uma máquina robusta, de difícil comunicação, considerada a precursora dos computadores eletrônicos atuais.
Após segunda guerra mundial, e principalmente quando os computadores passaram a ganhar uso além do bélico, como os primeiros computadores pessoais e, algumas décadas depois, com a criação dos smartphones, os aparelhos eletrônicos têm solicitado cada vez mais atenção aos softwares, que devem ser tão atualizados quando os hardwares para que a tecnologia tenha visibilidade e atenda as demandas, cada vez mais exigentes, do mercado. Além do uso pessoal, hoje a programação tem grande importância também em áreas fundamentais à sociedade, como na medicina, onde muitos aparelhos médicos utilizam a monitoração remota e em tempo real, possibilitada pela programação, na engenharia, indústria mecânica, automotiva e arquitetura, onde vários softwares utilizados para a criação de projetos foram desenvolvidos por programadores, entre outras áreas. Foi o avanço crescente da programação que possibilitou também o que hoje chamamos de Internet das Coisas, que é capaz de automatizar desde pequenos ambientes de uma casa até uma cidade inteira.
Dentre as diversas linguagens de programação existentes, chamo a atenção para o JavaScript que é uma linguagem interpretada estruturada, de script em alto nível com tipagem dinâmica fraca e multiparadigma (protótipos, orientado a objeto, imperativo e, funcional), que atualmente está bastante difundida no mercado. Pessoalmente tive pouco aprofundamento nas linguagens de programação, mas com certeza o JavaScript é uma das quais tenho grande interesse, dada a sua versatilidade.
...