Os Sistemas de armazenagem
Por: Daniele Juvenal • 21/1/2017 • Relatório de pesquisa • 1.858 Palavras (8 Páginas) • 510 Visualizações
Campos dos Goytacazes, 05 de novembro de 2016.
TURMA : TLOG.2B
NOME: DANIELE ROSA LINHARES FIGUEIRA NUNES
TUTOR VIRTUAL: DÉBORA PIRES
ATIVIDADE: 01
[pic 2]
SISTEMA DE ARMAZENAGEM PORTA PALETES CONVENCIONAL:
É uma estrutura montada e dimensionada de acordo com a capacidade de carga que irão receber. São estruturas que otimizam verticalmente o espaço do armazém pois oferece suporte para empilhamento muito maior que se fosse empilhar um palete sobre o outro. Sua instalação é simples e relativamente barata. Sua utilização torna a organização dos produtos mais eficiente e seguro.
Fonte: http://www.sistemadearmazenagem.com.br/
• Equipamentos utilizados; (Quais equipamentos são necessários para movimentação no sistema de armazenagem pesquisado?)
Empilhadeiras, transpaleteiras elétricas e/ou com torre, transelevadores.
• Tecnologia aplicada; ( Que tipo de tecnologia é necessária para a utilização do sistema de armazenagem pesquisado?)
É necessário criar métodos ou sistemas de localização de estoque que indiquem a posição das mercadorias no armazém e permitam o rastreamento dos produtos. Um dos sistemas mais simples é o de orientação geográfica acompanhada por sinalização, que evita cálculos e outras dificuldades para localização de mercadorias. O ideal é que se utilize só números, o que facilita a leitura em código de barras além de poder ser utilizado em conjunto com WMS.
• Tipo de aplicações; (Que tipo de produtos ou segmentos são indicados para serem armazenados no sistema de armazenagem pesquisado?)
Utilizado, basicamente, para cargas (geralmente, pesadas) paletizadas, pode ser empregado também para armazenagem de itens variados (não paletizados), tais como: caçambas, bobinas, contenedores, tambores, chapas, etc., através de diversos tipos de acessórios que podem ser adaptados nas longarinas, variando de acordo com o tipo de item a ser armazenado.
• Vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento; (Especifique quais as vantagens e desvantagens do sistema pesquisado)
Vantagens:
Entre outras, estão a fácil localização e a movimentação de qualquer palete sem necessidade de mover primeiro os outros; adapta-se ao grande número de produtos e tipos de cargas, tanto em peso como em volume; protege a mercadoria contra compressão e outros danos.
Desvantagens:
A maior desvantagem é a quantidade de espaço reservado para corredores, geralmente 50% a 60% do espaço disponível.
• Níveis de investimentos necessários. (Qual a necessidade de investimento com a aplicação do sistema? Alto, médio ou baixo?)
O investimento depende das dimensões do espaço que se deseja instalar. Um exemplo de porta paletes com 4m de altura, 1m de profundidade, 2,3m de largura, 4 níveis e carga suportada de até 2 toneladas sairia em torno de R$ 1800,00. (Ver observações 2)
PORTA-PALLETS COM DUPLA PROFUNDIDADE:
Em termos de forma construtiva, a estrutura é idêntica à anterior diferindo apenas quanto a disposição, pois é formada por conjuntos mono-frontais duplos entremeados por conjuntos bi-frontais quádruplos e pela utilização de retentores traseiros de pallets entre as estruturas.
[pic 3]
Fonte: http://www.geocities.ws/seiguerra/MSA.pdf
- Equipamentos utilizados; (Quais equipamentos são necessários para movimentação no sistema de armazenagem pesquisado?)
Para esta estrutura, torna-se indispensável o uso de empilhadeira especial tipo “deep reach” (alcance profundo), com garfos pantográficos.
- Tecnologia aplicada; (Que tipo de tecnologia é necessária para a utilização do sistema de armazenagem pesquisado?)
As mesmas aplicadas ao sistema porta paletes convencional. (Ver observações 1)
- Tipo de aplicações; (Que tipo de produtos ou segmentos são indicados para serem armazenados no sistema de armazenagem pesquisado?)
Este tipo de estrutura é recomendado para a armazenagem de cargas (geralmente, pesadas) com mesmo tipo de produto e que não apresentem problemas quanto à data de validade dos respectivos produtos.
- Vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento; (Especifique quais as vantagens e desvantagens do sistema pesquisado)
Uma vantagem é que aumenta consideravelmente a densidade de estocagem porém, obviamente, diminui o número dos corredores, permitindo uma diminuição considerável do espaço ocupado. Uma desvantagem é que cai cerca de 50% de seletividade.
- Níveis de investimentos necessários. (Qual a necessidade de investimento com a aplicação do sistema? Alto, médio ou baixo?)
Também depende do espaço físico que se tem para ser instalado esse sistema. Os custos com equipamentos de movimentação são mais altos, pois exige o uso de empilhadeiras pantográficas. (Ver observações 2)
Porta paletes autoportantes:
Neste sistema, são as próprias colunas das estruturas de armazenagem que suportam todos os esforços próprios do edifício, seja nas laterais ou na cobertura. Em função disso, a estrutura tem que ser estudada especialmente para que possa receber diretamente as paredes exteriores. É utilizado para alturas acima de 20 m e as tolerâncias tanto no projeto quanto na fabricação das estruturas são mínimas.
[pic 4]
- Equipamentos utilizados; (Quais equipamentos são necessários para movimentação no sistema de armazenagem pesquisado?)
A operação desse sistema é feita por transelevadores, empilhadeiras ou selecionadoras de pedidos.
Fonte: http://www.geocities.ws/seiguerra/MSA.pdf
- Tecnologia aplicada; (Que tipo de tecnologia é necessária para a utilização do sistema de armazenagem pesquisado?)
(Ver observações 1)
- Tipo de aplicações; (Que tipo de produtos ou segmentos são indicados para serem armazenados no sistema de armazenagem pesquisado?)
O porta pallet autoportante é bastante usado na engenharia civil, em obras e edificações, por exemplo. Nessas obras, eles servem para que o mestre-de-obras tenha controle dos estoques dos materiais de construção como cimento, areia, cal, entre outros.
- Vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento; (Especifique quais as vantagens e desvantagens do sistema pesquisado)
Vantagens:
Elimina a necessidade de construção de um edifício, previamente; redução de custos para a instalação do armazém; grande capacidade de estocagem em função da utilização de grandes alturas; prazo de instalação da obra é menor do que o convencional.
...