Os conceitos básicos e características logística reversa
Projeto de pesquisa: Os conceitos básicos e características logística reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liberalina • 30/10/2013 • Projeto de pesquisa • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
eu sou e 1. Introdução
De acordo com o Instituto Ethos (2004), responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. Portanto, qualquer atividade geradora de impactos ambientais deve ser monitorada, seja pelo governo ou pela sociedade, o que faz com que as empresas empreendam esforços para a redução dos impactos ambientais gerados por seus processos e produtos.
Neste contexto, a logística reversa atua por meio da política de deposição dos materiais e produtos no seu pós-uso, para não serem descartados de forma indesejável e desordenados na natureza (LACERDA, 2002). Objetiva a redução de resíduos na fonte, a reciclagem, a substituição, a reutilização de materiais, reforma e remanufatura, sempre com a visão da cadeia, ou seja, na gestão dos fluxos reversos, desde o ponto de consumo até o ponto de origem.
O foco deste estudo é a logística reversa de pneumáticos, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – ANIP divulgou que a produção de pneus no Brasil, em 2009, correspondeu ao total de 61,3 milhões de unidades, o crescimento do setor de pneus está diretamente relacionado ao crescimento da frota das diversas categorias (aviões, automóveis, caminhões, máquinas de terraplanagem, motos, ônibus e outros) ao potencial de impacto ambiental desse segmento em relação à destinação correta dos pneus inservíveis.
A indústria de pneumáticos é responsável pela logística reversa dos pneus inservíveis
pós-consumo e pela prevenção à degradação ambiental causada por estes pneus. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é responsável pelo destino de aproximadamente 40 milhões de pneus usados por ano. A Resolução 416/2009 do CONAMA dispõe sobre a prevenção a degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambiental adequada, e estabelece as regras para as empresas fabricantes e as importadoras de pneus em relação à obrigatoriedade da coleta e destinação final aos pneus inservíveis existentes no território nacional.
Neste contexto o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição da logística reversa, nas etapas de gerenciamento adequado dos pneus pós-consumo: a reutilização, a reforma, a reciclagem e a incineração com aproveitamento de energia, com vistas ao
desenvolvimento e a responsabilidade pelo meio ambiente.
A escolha do tema se justifica pela importância da análise do impacto ambiental causado pelos pneus que são descartados em locais inadequados, bem como a possibilidade de desenvolvimento econômico sustentável, e a redução do impacto sobre o meio ambiente, por meio da utilização da logística reversa em processos de reutilização, reforma e reciclagem dos pneus.
Inicialmente, após esta introdução, será apresentada a metodologia de pesquisa, na seqüência iremos considerar questões importantes em relação aos conceitos e características da logística reversa; a legislação ambiental e a indústria de pneumáticos e os impactos da logística reversa de pneus para o meio ambiente. Na quarta seção apresentaremos os resultados da pesquisa com a atuação da Reciclanip na logística reversa e a contribuição desta no gerenciamento adequado de pneus. Na seção final, será apresentada as considerações finais do trabalho.
2. Metodologia
Os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho são delineados pela pesquisa
bibliográfica, que buscou o embasamento conceitual em revistas, livros e artigo acadêmicos sobre o tema, aumentando o contato do pesquisador com o principal assunto da pesquisa (MARCONI; LAKATOS, 2001).
A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa, recorrendo a análises mais
profundas sobre o que está sendo pesquisado.
A coleta de dados envolveu a técnica de documentação indireta, particularmente dados de fontes secundárias, em razão da opção pela pesquisa bibliográfica. Foram analisadas as informações disponibilizadas na web site de órgãos reguladores ambiental; de associações ligadas ao segmento de pneumáticos, como: Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP; Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus – ABR; Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas (AREBOP); Compromisso Empresarial para Reciclagem – CEMPRE, dentre outros.
Conforme descrito anteriormente o objetivo foi analisar a contribuição da logística reversa, nas etapas de gerenciamento adequado dos pneus pós-consumo: a reutilização, a reforma, a reciclagem e a incineração com aproveitamento de energia, com vistas ao desenvolvimento e a responsabilidade pelo meio ambiente.
3. Referencial Teórico
A fundamentação teórica deste trabalho apresenta-se os conceitos e características da logística reversa; a legislação ambiental que prevê a adequada coleta e destinação final dos pneus inservíveis e os
...