PADARIA Q PAO
Dissertações: PADARIA Q PAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alechris • 6/11/2013 • 989 Palavras (4 Páginas) • 585 Visualizações
Passo 1
Ser um funcionário gato ou cachorro, o que é melhor e mais produtivo?
Segundo o palestrante Daniel Godri, é importante ter uma mistura dos dois perfis. Ele fala sobre motivação, comparando a atitude do cachorro e do gato.
De acordo com o palestrante, o gato é muito mais inteligente que o cachorro, mas é preguiçoso! O gato leva um tempão para acordar, espreguiçar, é lento! Sabe tudo o que se passa, mas é individualista e não participa. Ele não defende a casa onde mora, não vibra com a chegada do dono, é esperto, mas quando percebe o perigo, foge e não enfrenta.
Do outro lado, temos o cachorro, esperto e motivado! É o primeiro a receber o dono e o ama incondicionalmente. Vibra quando o dono chega, defende e dá a própria vida. Nunca se cansa. Sua motivação é extraordinária. O cachorro recebe bem não se importando como a pessoa esteja, bem ou mal vestida, humorada ou mal humorada. Conhece seu dono de longe. Tem uma capacidade incrível de perdoar, por mais que o dono expulse e brigue com o cachorro, ele sempre encontra um jeito de conquistar o dono novamente. E se for bem treinado, aprende rápido e se orgulha quando faz a coisa certa.
O gato é visto como um animal inteligente e estrategista. Consegue sempre o que quer com aquele “jeitinho” que só o felino sabe ter. Já o cachorro é dócil e possui o espírito de equipe que toda empresa busca em um funcionário.
As empresas estão cheias de “funcionário gato”. Pessoas inteligentes mas que não participam, não tem entusiasmo e nem iniciativa. Precisamos de pessoas com o otimismo e a vitalidade do cachorro. Funcionários que realmente se importem, acreditem e defendam a empresa, perdoem algumas atitudes ou palavras impensadas e busquem reconquistar e encantar cada cliente. Procure resolver o problema do seu cliente, do seu colega, lute para reverter qualquer situação negativa e zelar pela sua imagem e pela imagem da empresa. Conhece bem cada um dos seus clientes.
Uma empresa não pode permitir que os funcionários cheguem cada dia em um horário, atrasados, preocupadas somente com eles mesmos. O “funcionário gato”, quando alguém fala mal da empresa, ele não resiste e acaba concordando com a pessoa e quem quer um funcionário assim? Nenhuma empresa está livre de cometer erros, nenhuma é perfeita, mas, se os seus funcionários tiverem uma atitude positiva, forem otimistas, tal qual o cachorro, a solução dos problemas surpreenderá e fidelizará o cliente.
“Se você conseguir ser inteligente como um gato e motivado como um cachorro, ninguém segura", explica Godri.
Vestir a camisa, trabalhar em equipe e se motivar mesmo quando o ambiente não proporciona tal clima é fundamental para a produtividade e ascensão na carreira.
Passo 2
A Q Pão deve traçar e seguir uma linha de planejamento para que não chegue à falência. É necessário que o problema seja solucionado de maneira que além de resolvidos, a padaria possa produzir mais e com mais qualidade. O Sr. Bread precisa contratar mais funcionários e motivar os que possui, pois os que ele tem, estão sobrecarregados e desmotivados, e passar a usar no seu dia a dia as ferramentas para uma boa administração na padaria.
Percebe-se que os funcionários do Sr. Bread não tem papel de líder, não o respeitam como deveriam, fazendo com que ele não tenha autoridade sobre eles.
Sugerimos o uso das oito habilidades gerenciais na seguinte maneira:
1- Habilidade de Relacionamento: o Sr. Bread deve manter relações formais e informais com seus colegas do mesmo nível hierárquico, para construção de uma rede de contatos que possa lhe trazer benefícios.
2- Habilidade de Liderança: ele deve reestabelecer normas para assim retomar sua autoridade perante seus colaboradores. Indica-se também o investimento na área de treinamento
...