PARA IMPLANTAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Farllen Guedes • 7/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
FARLLEN HENRIQUE GUEDES
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA (PROINTER_I)
PASSO PARA IMPLANTAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Barra do Garças
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
Esta é uma época em que inovar é imprescindível para a sobrevivência das organizações na configuração atual de mercado. Para isso não basta apenas ter talento e uma visão do futuro.
Para Pereira (1995) todas as realizações humanas constroem-se pela ação empreendedora de pessoas com capacidade de agir para tornar reais seus sonhos. Estes sonhos, idéias geradas pela identificação de oportunidades de novos negócios, são concretizados pela capacidade que os empreendedores possuem de combinar recursos produtivos na fabricação de produtos e/ou na prestação de serviços, destinados a satisfazer necessidades de uma sociedade ou de parte dela.
O objetivo deste trabalho é analisar o perfil de um empreendedor através de uma entrevista e propor uma idéia de negócio realizando uma análise Swot para viabilizar e detectar pontos negativos e positivos, oportunidades e fraquezas para a implantação do mesmo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ENTREVISTA
Nome da Empresa: Cup Cakes da Liz
Endereço: Rua 08 n.º: 36 – Santo Antonio
Cidade: Barra do Garças MT
Ramo de Atividades: Comercio de bolos e doces
Produtos e/ou serviços: Venda de bolos, doces e cup cakes.
Data Inicio das Atividades: 23/12/2013
Entrevistado: Lizandra Melo
1-) Quais fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
R: Foi em uma das minhas paixões(a culinária) que decidi que deveria investir, fiz uma pesquisa de campo e vi que na cidade existiam pouquíssimas pessoas que trabalhavam com cupcakes e que os que tinham abusavam do valor por serem únicos. Então resolvi investir nessa área.
2-) Existem outros empreendedores em sua família?
R: Basicamente não.
3-) Sua idéia empreendedora nasceu durante de estudos no colégio ou faculdade?
R: Sou de uma família grande, como a família é grande, existem pessoas em todos os ramos. Acredito que em todos esses ramos é preciso ser empreendedor para que o negócio e o trabalho possam prosperar. A minha idéia de me tornar empreendedora veio no ultimo ano de faculdade, quando já me encontrava mais madura e com meus objetivos e metas já previamente estabelecidos.
4-) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R: Sou formada em administração, sendo esta formação realmente importante pois, nos fornece subsídios teóricos para empreender, no entanto a teoria nem sempre é igual a pratica dessa forma é preciso alinhar teoria e pratica para que o negócio possa alcançar o sucesso.
5-) Porque muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
R: Por que muitas vezes estamos acostumados com a situação que estamos vivendo. O medo vem do comodismo e da dificuldade de encarar novos desafios.
6-) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
R: Creio que sim, pois tudo que fazemos como amor com certeza propiciará bons resultados, a inovação deve ser sempre presente.
7-) De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
R: É de suma importância ter uma boa relação com as pessoas, e considero desde o fornecedor até o consumidor de muita importância para o meu trabalho, pois sem qualquer um deles não é possível manter o negocio.
8-) Como você avaliou esta oportunidade?
R: Encarar este empreendimento veio em um momento critico da minha vida, quando fiquei desempregada e precisa encontrar alguma coisa para fazer, a paixão por culinária veio como uma saída neste momento. Acreditei no meu potencial e resolvi encarar de frente.
9-) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
R: Não tinha nada planejado, mas aos poucos fui amadurecendo a idéia e buscando novas técnicas e passei então a planejar.
10-) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
R: Não tinha experiência nenhuma neste ramo, o que sabia fazer era os bolos e doces de aniversario dos meus filhos e sobrinhos.
11-) Quais são suas forças e fraquezas?
R: A maior potencia é a variedade de sabores e a qualidade.
E a fraqueza diria que não ter uma loja física.
...