PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Pesquisas Acadêmicas: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: drimoreirasouza • 25/3/2015 • 325 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
Participação pode ser compreendida como um processo no qual homens e mulheres se descobrem como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja, uma prática que está diretamente relacionada à consciência dos cidadãos, ao exercício de cidadania, às possibilidades de construir com processos de mudanças e conquistas. O resultado do usufruto do direito à participação deve, portanto estar relacionado ao poder atribuído a essa participação.
Controle Social é uma ação desempenhada de forma organizada, ordenada e individualizada pela sociedade civil sobre o Estado. É um direito do cidadão brasileiro, conquistado na Constituição Federal de 1988, que permite a participação da sociedade.
Controle Social é a integração da sociedade com a administração pública, tendo a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência.
Hoje é possível por que a sociedade de hoje se sente mais interessada mesmo que ainda sofram deficiências, são as mesmas que buscam as soluções.
Controle social são grupos de pessoas motivadas pela descentralização do Estado que procuram solucionar problemas sociais, tendo este amparo legal e constitucional, ou seja, é a participação social na gestão pública. A sociedade brasileira está mais participativa e mais preparada para reparar os conflitos sociais, e é por isso que esta participação se torna mais eficiente e constante. Esta solução se torna mais rápida porque a própria sociedade que sofre com os conflitos é a mesma que busca os mecanismos para reparar essas deficiências. O controle social é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançados no âmbito de algumas políticas públicas, ou seja, é a participação do Estado e da sociedade conjuntamente em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com o intuito de tornar mais eficaz alguns programas públicos.
...