PCMSO
Trabalho Universitário: PCMSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 180170 • 12/3/2015 • 405 Palavras (2 Páginas) • 614 Visualizações
O programa analisado consiste de uma renovação que ocorreu no ano de 2009 para uma empresa atacadista de maquinas e equipamentos de uso Odonto-Médico-Hospitalar (IMUNOTECH SISTEMAS DISGNOSTICOS) com grau de risco igual a 2. a finalidades deste programa é garantir as ações necessárias para a promoção a saúde e prevenção a acidentes, garantindo ao trabalhador melhor qualidade de vida. Para isto objetiva-se com este programa desenvolver uma cultura de prevenção, promoção da saúde reduzindo os índices de acidentes, bem como cumprir a legislação e normatizar as ações de controle médico. Na analise em questão, descreve uma empresa com vinte funcionários, com poucos riscos ocupacionais específicos conforme:
• Grande maioria com ausência de exposição;
• Três funcionários apresentaram risco ergonômico;
• Um funcionário apresentou risco agentes biológicos e um risco temperatura.
A definição para PCMSO pode ser normatizada pela NR-7 que estabelece a obrigatoriedade de elaboração, por parte de todos os empregadores que admitam trabalhadores como empregados. Este programa deve ter características pela prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Neste sentido questiono-me se as ações implementadas neste programa realmente vem garantindo ao trabalhador melhor qualidade de vida, ou se apenas não constitui uma programa para cumprir pura e simplesmente a legislação trabalhista. Resumindo-se apenas a ações secundarias com realizações de exames (Admissional, periódico, retorno ao trabalho, demissional e mudança de função).
Para este questionamento pesquisei um artigo de 2012 publicado no CNEG artigo que trata da Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador. O enfoque da Medicina do Trabalho apresenta foco no trabalhador, com forte ênfase na reparação de problemas à saúde do mesmo, sendo que o médico se torna o responsável pela prevenção e tratamento das doenças ocupacionais.
AÇÕES DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS OCUPACIONAIS:
Campanhas de vacinação, iniciativas para educação em saúde ocupacional, emprego de dispositivos visuais, disponibilização de tratamento odontológico nas obras, análise ergonômica do trabalho, colaboração dos engenheiros de obras e acompanhamento de tratamentos médicos.
Contratação de um médico, como solução que passaria a ser o responsável pela proteção dos trabalhadores no interior da fábrica.
Por fim, conclui-se que a correta aplicação do PCMSO e do PPRA pode levar a melhoria de vida do trabalhador e consequentemente melhoria de qualidade do serviço prestado, entretanto vale ressaltar que a maioria das empresas executam esta atividade apenas como um programa meramente obrigatório não tendo assim o cuidado necessário para que este ciclo virtuoso de saúde e qualidade de vida do trabalhador venha a ter reflexos positivos sobras a empresa.
...