PCP - COMO O PCP AFETA OS 5 OBJETIVOS DE DESEMPENHO
Monografias: PCP - COMO O PCP AFETA OS 5 OBJETIVOS DE DESEMPENHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: line07 • 7/10/2014 • 969 Palavras (4 Páginas) • 1.502 Visualizações
COMO O PCP AFETA OS 5 OBJETIVOS DE DESEMPENHO
No mundo globalizado e altamente competitivo em que vivemos as empresas precisam cada vez mais produzir produto e/ou serviço que agregue valor ao consumidor. Segundo Corrêa, Gianesi e Caon (2000), “ser competitivo é ser capaz de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os nichos de mercados mais valorizam”.
Conforme Slack et al. (2002) o Planejamento e Controle da Produção (PCP) tem como finalidade garantir que a produção ocorra de forma eficaz e produza produtos com o máximo de aproveitamento de seus recursos, de modo que o produto e/ou serviço resultante seja produzido de acordo com as especificações, as quantidades e prazos requeridos e a um custo mínimo.
O PCP têm influência direta sobre os resultados do desempenho competitivo da empresa, como: a confecção de produtos sem erros e em ótimas qualidades, com baixos custos, entregas confiáveis e rápidas ao consumidor, habilidade de introduzir novos produtos, ou seja, flexibilidade em mudanças repentinas, lead times adequados conforme necessidade dos clientes, inovar e oferecer uma variedade de produtos para satisfazer a exigências dos consumidores.
Segundo a visão de Slack et al. (2002) a qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo são objetivos de desempenho que devem ser considerados para satisfazer seus clientes.
Conforme Slack et al. (2002) o objetivo qualidade é fornecer produtos e serviços isentos de erro, ou seja, “fazer certos as coisas”. A Qualidade “é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores”.
No entanto, o que o PCP precisa fazer certo irá variar de acordo com o tipo de operação da organização. No aspecto externo a qualidade lida com a satisfação do consumidor e no aspecto interno com a estabilidade e a eficiência da organização, através da redução de custos e do aumento da confiabilidade por parte dos consumidores.
O objetivo rapidez, proposto por Slack et al. (2002) consiste em fazer rápido, minimizando o tempo entre a solicitação e o recebimento do pedido do consumidor. Essa agilidade exige um planejamento da produção com rapidez na operação interna,
auxiliada sobretudo pela rapidez na tomada de decisão, movimentação de materiais e das informações internas da operação. A rapidez interna pode ter benefícios como redução de estoques com maior rotatividade de produtos e menor tempo na linha de produção e redução do risco ao prever eventos.
O principal benefício da rapidez de entrega dos bens e serviços para os consumidores externos é que ela enriquece a oferta, pois, quanto mais rápido o produto estiver disponível para o consumidor, maior a probabilidade de que ele venha a comprá-lo (Slack et al., 2002).
Objetivo confiabilidade significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços quando foram prometidos (Slack et al., 2002). A confiabilidade interna refere-se à entrega pontual de materiais pelos fornecedores, garantindo a confiabilidade operacional dos processos e economizando tempo e dinheiro. Já a confiabilidade externa é atribuída ao aspecto de prestação de serviço ao consumidor, que pode ser vinculada à qualidade do produto.
O objetivo flexibilidade significa ser capaz de mudar a operação de alguma forma, para enfrentar circunstâncias inesperadas internas e externas à empresa ou oferecer tratamento diferenciado aos clientes.
O PCP quando baseado na flexibilidade do produto deve lidar com as dificuldades de variabilidade de pedidos e introdução de novos produtos no mercado. No tocante à flexibilidade de volume, deve focar na capacidade de aumentar ou diminuir a velocidade de produção rapidamente.
O objetivo custo é fazer as coisas o mais barato possível, proporcionando vantagem de custos aos seus clientes. A distribuição dos custos na produção influencia diretamente o preço final do produto e os custos incorridos com funcionários, instalações, tecnologia
...