PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO. PERCEPÇÃO / DESIGN E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Projeto de pesquisa: PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO. PERCEPÇÃO / DESIGN E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llulimat • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 735 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO FINANCEIRA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – TURMA 1A
Dalila de R. Lima RA: 1299495344
Joelma Silva de Oliveira RA: 6274261589
Karine Santana RA: 6271291883
Lilian Vicentainer RA: 6451296557
Luciana Lima Alegrussi RA: 6238200605
Rute de S. Santos RA: 6277282066
ETAPA 1- PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO. PERCEPÇÃO/CONCEPÇÃO E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Prof.ª Marcos Marques
São Bernardo do Campo, 10 de abril de 2013
RELATÓRIO:
João Maria Lourenzão formado em Gestão Comercial é irmão de Alba que trabalhou sempre como cabeleireira. Juntos decidiram abrir uma empresa, adquiriram um empréstimo no banco para conseguir realizar um sonho. Os dois gostavam de animais e decidiram que seria um PET SHOP.
A pet shop “GLAMOUR” é composta por oito funcionários, entre eles:
Alba Lourenzão, João Maria Lourenzão, Anita Túlio Jordão, Éder Sales, Elaine Vérner, Léa Júlio Jordão, Leila Xavier e Rui Leme.
Alba é a responsável pela área de banho e tosa, enquanto João é da área administrativa. Anita e Léa são responsáveis pelo banho e Éder pela tosa. Os funcionários citados são subordinados á Alba. Leila e Elaine vendedoras, Rui gerente de loja, esses subordinados a João.
No último ano a queda de faturamento do Pet Glamour foi de 4%, e começaram a surgir alguns problemas. João por sua vez encontra-se estressado e aliado a tantos problemas administrativos, tem aumentado o estresse emocional. Alba não apóia o irmão na resolução de questões administrativas do pet shop.
Rui que é responsável por gerenciar a loja, este se queixa dos funcionários do banho e tosa, por não registram a retirada de materiais do estoque e fazem uso dos mesmos sem controle. Rui sente-se desmotivado e desrespeitado hierarquicamente, uma vez que Alba os protege.
Éder tem um talento artístico nato e por esse motivo se sente superior as meninas do banho; Anita e Léa. Tal situação está causando desconforto por se sentirem rebaixadas.
As vendedoras Leila e Elaine têm apresentado constantemente registros de atrasos e atestados, o que comprova desmotivação no local de trabalho.
A partir daí podemos perceber uma série de erros não só administrativos, mas também de personalidade e comportamento individual dos funcionários começando pelos gestores.
Esses problemas acabam implicando no desempenho do Pet Shop como um todo, interferindo no crescimento da empresa.
Começamos então a analisar cada funcionário individualmente:
• João tem uma personalidade caracterizada como extroversão: gosta de participar e estar sempre unido, por isso deseja compartilhar todos os problemas da loja com sua irmã Alba, porém como está sendo contrariado acaba por ficar nervoso e estressado freqüentemente.
• Éder apesar de ser cooperativo, quer ajudar e agradar a todos, é bastante prepotente em relação aos outros funcionários, diretamente a Anita e Léa.
• Leila e Elaine possuem o mesmo comportamento, ambas trabalhadoras, organizadas e responsáveis. Contraditoriamente não se respeita a pontualidade, faltam e chegam atrasadas constantemente.
• Rui é calmo e confiante em relação ao seu trabalho, mas como tem passado por várias situações difíceis tem ficado estressado e nervoso.
• Alba apesar de
...