PESQUISA SOBRE TÊNIS DE MESA, TÊNIS E BADMINTON
Casos: PESQUISA SOBRE TÊNIS DE MESA, TÊNIS E BADMINTON. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miltton • 30/4/2014 • 3.945 Palavras (16 Páginas) • 1.590 Visualizações
Sumário
I – INTRODUÇÃO pg. 3
1 – TÊNIS DE MESA pg. 4
1.1 Historia do Tênis de Mesa no Mundo
1.2 Historia do Tênis de Mesa no Brasil
1.3 Técnicas de Movimentos
1.4 Melhores Jogadores Internacionais e Nacionais
2 – TÊNIS pg. 7
2.1 Historia do Tênis no Mundo
2.2 Historia do Tênis no Brasil
2.1 Técnicas de Movimentos
2.3 Melhores Jogadores Internacionais e Nacionais
3 – BADMINTON pg. 10
3.1 Historia do Badminton no Mundo
3.2 Historia do Badminton no Brasil
3.3 Técnicas de Movimentos
3.4 Melhores Jogadores Internacionais e Nacionais
II – CONCLUSÃO pg. 14
III – REFERENCIAS pg. 15
Introdução
O objetivo do presente trabalho, consiste em apresentar a história do tênis de mesa, tênis e badminton, com enfoque nos seus aparecimentos no mundo e no Brasil, suas principais características e suas primeiras manifestações como esporte oficial.
Também será apresentado no presente trabalho, as principais técnicas aplicas nos citados esportes, suas diferentes formas de ação em situações de jogos, conceituando técnicas e descrevendo seu desenvolvimento.
Será ainda, referendado no estudo, os principais jogadores, tanto internacionais como nacionais, que atuam na atualmente e os que fizeram histórias diante das suas conquistas na prática esportiva.
1 – TÊNIS DE MESA
1.1 - Historia do Tênis de Mesa no Mundo
O tênis de mesa, teve sua origem, por volta da segunda metade do século XIX, na Inglaterra através de estudantes universitários e também por militares ingleses.
No inicio era jogando de maneira improvisada, as redes poderiam ser com os livros, bem como, uma raquete poderia ser feita de papelão ou tripa de animal usada pelos militares em guerra e uma rolha de garrafa poderia ser usada como bola.
Este era um jogo do qual podiam passar o tempo e também não dependiam do clima para praticarem o tênis, esporte do qual originou o tênis de mesa.
O mais próximo do atual tênis de mesa, deu-se no final do século XIX, mais precisamente em 1898, quando aposentado inglês, chamado, James Gibb, ao retornar de uma viagem de negócios dos Estados Unidos, trouxe em sua bagagem, para a Inglaterra, bolinhas de celulóide de brinquedo.
O termo pingue-pongue teria sido utilizado por Gibb devido ao som da bola em contato com a raquete e com a mesa. E realmente tratava-se de um jogo, uma vez que as regras eram completamente variáveis: a contagem podia ir de 10, 20 até 100 pontos; a bola não tinha um tamanho específico; e as mesas também tinham tamanhos não padronizados. As raquetes eram um caso à parte: feitas com papelão ou madeira, podiam ser simples ou envoltas de lixa ou tecido.
Foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que o jogo tomou fôlego real na Inglaterra e alguns antigos jogadores se uniram para fundar uma Associação de Pingue-Pongue. Tiveram problemas, pois havia uma marca já com patente do jogo, porém contornaram a situação e a partir daí deram nova cara ao pingue-pongue: redigiram as regras, buscando uma oficialização dessa prática esportiva e incentivaram a produção e a venda de equipamentos apropriados.
A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902.
Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.
O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa começou a ser disputado em 1926, sendo, de forma geral, disputado anualmente até o ano de 1957, com exceção para o ano de 1927 e os anos entre 1940 e 1946 quando da Segunda Guerra Mundial. Neles são disputados os eventos individuais, de duplas e de equipes nas categorias feminino e masculino.
Desde 1957 os Mundiais são disputados a cada dois anos e a partir de 2003 o evento individual e de duplas é disputado separado do evento de equipes. Dessa forma, os Campeonatos Mundiais Individuais e de Duplas são disputados nos anos ímpares e os Campeonatos Mundiais de Equipes são disputados nos anos pares.
1.2 - Historia do Tênis de Mesa no Brasil
A prática do tênis de mesa no Brasil surgiu com turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo em São Paulo.
O nome teria de ser ping-pong, pois a época era a da “epidemia” deste nome em Londres; as dimensões da mesa, os seus praticantes possuíam de memória e a contagem era a adotada na época, na Inglaterra, bem como o saque diretamente por cima da rede. O que aconteceu em seguida foi que o tênis de mesa brasileiro marchou sempre atrasado em relação ao mundial, por falta de contato até 1940.
No ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de mesa, pois até então era praticado em casas particulares e em clubes. Naquele ano foi disputado o primeiro Campeonato por equipes em São Paulo, saindo vencedor o Vitória Ideal Clube.
O primeiro campeonato individual foi no ano do Centenário e o seu vencedor foi Júlio Alvizu, tendo sido
...