PIM 3 PROCESSOS GERENCIAIS
Artigo: PIM 3 PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nairsilva • 11/10/2013 • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 1.231 Visualizações
1 SUMÁRIO EXECUTIVO
O Sumário Executivo é opcional e deve ser a última etapa do Plano, pois deve salientar para o leitor os pontos mais importantes. Deve ser uma síntese do Plano de Negócios e conter uma breve apresentação do negócio, buscando ressaltar os diferenciais de seu produto ou serviço. É importante principalmente para a apresentação do Plano para quem quer ter uma visão geral do negócio, sem a exposição de muitos detalhes (HISRICH, 2004).
O presente trabalho objetiva a elaboração de um plano de negócio, instrumento que tem se revelado indispensável e dos mais completos, que estabelece as principais concepções e alternativas para uma análise correta da viabilidade do empreendimento pretendido e reduz as possibilidades de erros e consequentes fracassos, pois proporciona uma avaliação antes da nova ideia ser colocada em prática.
É a oportunidade de reflexão e consolidação, num único documento, de todas as questões pertinentes ao caminho que a empresa deve tomar para sua efetiva ação, posicionando-a corretamente frente aos seus objetivos estratégicos.
Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam, composto tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados em sua maioria, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional. A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada, mas, quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.
Pensando nesses aspectos, o presente trabalho apresenta um plano de negócio direcionado ao Supermercado Modelo.
2 ANÁLISE ESTRATÉGICA
2.1 Negócio
Este item deve ser o detalhamento do empreendimento. É apresentada a missão e descritos os objetivos da empresa e, segundo Hisrich (2004) é através desta seção que é percebida a dimensão do negócio.
Hisrich (2004) afirma que “entre os elementos-chave estão produtos ou serviços, a localização e a dimensão do negócio, o pessoal e os equipamentos que serão necessários, o histórico do empreendedor e a história do empreendimento”.
O Supermercado Modelo atua no segmento de comércio varejista de Secos e Molhados, Frios, Material de Higiene e Limpeza, Carnes, Frutas e Verduras. Está situado à Avenida Francisco Lourenço Goulart, nº 365, Bairro Pedrolina, Santa Helena de Goiás – GO.
2.2 Visão
A visão traduz em poucas palavras o futuro da empresa, na ética dos acionistas e diretores, mostrando para onde a empresa está se dirigindo dentro de um longo período de tempo. De acordo com Oliveira (2001, p 88) “é conceituada da seguinte forma: articulações de uma empresa a respeito de seu futuro; clara e permanente demonstração para comunidade, de natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos”.
Expandir seu comércio no mercado goiano, oferecendo ótimos produtos e um serviço de qualidade.
2.3 Missão
A missão expressa a vocação da empresa, demonstrando a razão de ser da empresa. De acordo com Megginson (1998, p 167), “missão pode ser definida como o propósito fundamental e único que a organização tenta seguir e identifica seus produtos ou serviços e clientes”.
Atender da melhor forma possível às necessidades de abastecimento do mercado consumidor, através de produtos de qualidade e do melhor preço. Satisfazendo também o padrão de conforto, higiene e atendimento, além de oferecer uma boa variedade de produtos que os clientes desejam e necessitam para o seu dia-a-dia.
2.4 Situação atual
O Supermercado Modelo tem como objetivo fornecer produtos de qualidade a seus clientes, uma empresa familiar, onde os funcionários eram os proprietários e seus filhos, uma empresa pequena, que foi evoluindo ao longo dos tempos. Visando um bom atendimento e um bom preço, sentiu a necessidade de expansão, em 2008 foram feitos as primeiras reformas e contratação de novos funcionários.
Hoje, depois de ter passado por três reformas, por diversas mudanças no mercado e por novas contratações, a empresa é considerada de médio porte e atende a cidade de Santa Helena e região.
2.5 Análise SWOT
A análise SWOT consiste em um modelo amplamente usado para organizar e utilizar as numerosas informações obtidas na análise ambiental, com enfoque nos aspectos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Ferrell (2000, p. 33) afirma que:
A análise de SWOT foca os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) derivados da análise ambiental da seção anterior que dão à empresa certas vantagens e desvantagens em satisfazer as necessidades de seu (s) mercado (s) alvos. Essas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças devem ser analisadas em relação às necessidades e à concorrência e mercado. Essa análise ajuda a empresa a identificar o que faz bom e onde precisa fazer melhorias.
Este modelo trata internamente das forças e fraquezas em dimensões-chave como desempenho, recursos financeiros, recursos humanos, bem como toda a comunicação organizacional e o ambiente externo, organiza as informações sobre o mercado (consumidores e concorrentes), condições econômicas, tendências sociais, tecnologia e regulamentação governamental.
Oportunidades
a) Possibilidade de oferecer serviços personalizados de acordo com a necessidade do cliente;
b) Capacidade de manter promoções semanais locais;
c) Experiência no setor e interesse em adquirir novos conhecimentos;
d) Possibilidade de alavancar os negócios com estratégias de marketing;
e) Fidelização de clientes.
Ameaças
a) Melhor
...