PIM I Gestão Pública Unip
Por: Carlo Bruno Spadoni • 10/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.128 Palavras (13 Páginas) • 281 Visualizações
BANCO DO PRASIL: PIM I
Cuiabá 2018
––
BANCO DO BRASIL: PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Sérgio Marcelo Cecatto
Cuiabá 2018
Projeto Integrado Multidisciplinar envolvendo as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. O objetivo desse estudo é associar o conteúdo abordado nas aulas com o cotidiano de uma empresa, através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. Ao final do estudo apresentarei sugestões para processos que possam ser melhorados e reconhecimento aos processos otimizados pela administração da empresa.
Palavras-chave: Empresa, comunicação, negócio, recurso, tecnologia;
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 04
- CAPTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS 05
- Prioridades estratégicas da entidade 05
- Segmento de negócios. 06
- Contratação de fornecedores e serviços 07
- Organograma 09
- CONTROLE E AUDITORIA PÚBLICA 10
- Formas de comunicação 10
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 13
- Recursos tecnológicos utilizados 13
- Infraestrutura de TI 14
- CONCLUSÃO 15
- REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar visa associar conteúdos vistos durante o bimestre, permitindo que eles sejam pesquisados no âmbito de uma empresa. Aqui serão abordados temas relacionados as matérias de Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Decidi por fazer este projeto usando o Banco do Brasil S.A. como referência, pois trabalho na empresa.
Relacionarei algumas situações que ocorrem na entidade com conceitos previamente abordados durante o bimestre, colocando em prática as teorias estudadas para buscar uma melhor compreensão sobre o conteúdo.
Com mais de 200 anos de história, o Banco do Brasil S.A. (BB) está entre as maiores instituições financeiras da América Latina, ocupando lugar de destaque nos seus segmentos de atuação. O BB é uma empresa de economia mista, controlada pela União (54,4%) e que conta com cerca de 100 mil funcionários distribuídos por 99,7% do total de municípios no Brasil e exterior.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
- Prioridades estratégicas da entidade
A essência da marca Banco do Brasil, desde os primórdios de sua criação, é ser um banco de mercado com espírito público. A partir da essência da marca, foi definido o jeito de ser do negócio e sua atuação no mercado. Como resultado dessa atuação o Banco do Brasil é a primeira marca “Top of Mind” (Instituto Data Folha) na mente da população (clientes e não clientes) na categoria bancos.
As prioridades estratégicas do Banco do Brasil são:
- Rentabilidade
- Melhoria da produtividade por meio da simplificação de processos e transformação digital
- Receitas com prestação de serviços
- Posicionamento inovador
- Redução de perdas
- Experiência de alto valor aos clientes
- Ganhos em eficiência
O processo de planejamento estratégico inicia-se com os estudos de inteligência competitiva, com o monitoramento da indústria financeira, os concorrentes e outros fatores fora da indústria, analisando seu posicionamento e suas estratégias nos mais variados negócios e processos. A estratégia da marca Banco do Brasil tem como premissa orientar as estratégias de negócios, assim como a comunicação, os patrocínios e as ações de marketing esportivo e cultural, garantindo a coerência desde o discurso até a prática e com a finalidade de alcançar sua visão de futuro.
É interessante notar que no nível estratégico as habilidades conceituais do gestor são muito mais utilizadas do que as habilidades humanas e técnicas, pois é um nível onde se faz necessário um profundo conhecimento sobre toda a
organização e as ideias e a criatividade são imperativos, além da distância administrativa deste nível e a execução direta do trabalho operacional. Segundo Chiavenato (2000, p.3), a habilidade conceitual
[...] consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.
- Segmento de negócios
A empresa conta com cerca de 66,5 mil pontos, distribuídos entre agências, correspondentes e rede compartilhada, sendo assim a maior rede de atendimento do país. Está presente em 99,7% dos municípios, abrangendo 23,2% de participação no mercado financeiro e suas atividades são compreendidas de acordo com a divisão abaixo:
- Atendimento bancário - Compreende depósitos e operações de crédito, entre outros, direcionados a pessoas físicas, empresas e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB.
- Investimentos - Abrange a estruturação de operações no mercado primário e secundário, além de participações societárias e da prestação de serviços financeiros.
- Gestão de recursos - Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, fundos e clubes de investimento.
- Seguros, previdência e capitalização - Produtos e serviços de seguros pessoais e patrimoniais, além de planos de previdência complementar e capitalização
- Meios de pagamento - Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira de transações em meio eletrônico.
- Outros segmentos: Recuperação de créditos, TI, suporte operacional e consórcios.
Dar ênfase em cada segmento identificado no mercado é o diferencial da empresa, é comum que ela desenvolva tecnologias pioneiras no país já que com a especialização em cada segmento o banco consegue identificar rapidamente as necessidades do mercado. Em 2017, por exemplo, a empresa criou uma ferramenta que permite transferir recursos e pagar contas através de rede social. Optar pela segmentação leva à busca de diferenciais que garantem um público identificado com seu produto.
...