PIM I LOGISTICA EMPRESA DO SETOR DE CELULOSE . BRACELL
Por: Karen Ferreira • 29/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.384 Palavras (14 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA
EMPRESA NO SETOR DE CELULOSE - BRACELL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I
……………...
2022
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA
EMPRESA NO SETOR DE CELULOSE - BRACELL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I
……………...
2022
1. INTRODUÇÃO
Como a celulose e o papel são matérias-primas e produtos acabados limpos, seu manuseio requer alguns cuidados que podem parecer excessivos, mas são essenciais nas operações logísticas.
A logística de todas as mercadorias costuma estar altamente correlacionada com a formação dos custos. A celulose não é exceção. Considerando que a mais avançada e moderna fábrica tem capacidade de produção anual de 1 milhão de toneladas e seu mercado é todo no exterior, as questões logísticas tornaram-se um fator decisivo para a competitividade.
Na Indústria de Celulose e Papel a logística faz o grande diferencial entre as empresas, pois uma indústria com a gestão da cadeia de suprimentos bem organizada consegue atender a demanda de mercado com bom nível de qualidade para atingir a satisfação de seus clientes. Bowersox e Closs (1986) destacam a grande importância da informação para a logística como ferramenta estratégica e quanto mais eficiente for o processo do sistema 11 logístico de uma organização, maior precisão será requerida do sistema de gestão das informações.
A logística de uma empresa está associada não só as operações que envolvem os modais de transporte do produto final, mas também a todas as operações da cadeia de suprimentos, desde o fornecedor até o cliente final. Dessa forma, o presente trabalho visa fazer um estudo de caso da empresa da empresa Bracell, uma líderess globais na produção de celulose solúvel. , com sedes nos Estados de São Paulo e Bahia. O estudo visa analisar os aspectos dos Fundamentos da Administração, a Comunicação Empresarial e as técnicas de informáticas presentes na empresa.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 A Empresa
A operação da empresa se iniciou no Brasil no ano de 2003, a partir aquisição da BSC (Bahia Specialty Cellulose) e da Copener (Florestal) localizadas no Estado da Bahia Bahia. Emde 2018, as operações da empresa foram ampliadas com a aquisição da Bracel Celulose no Estado de São Paulo.
A Bracell é uma das maiores empresas no mundo no quesito produção de celuloses especiais, e apoia sua produção no plantio s de eucalipto e contínua modernização de suas indústrias. Ela possui capacidade combinada das duas fábricas (Bahia e São Paulo) para produzir 750 mil toneladas de celulose por ano, suas operações empregam cerca de sete mil pessoas
A Bracell continua busca continuamente investir em tecnologia e pesquisa para oferecer aos seus clientes produtos de alta qualidade, tempestivos e competitivos, sempre respeitando o meio ambiente e as comunidades em todas as etapas de suas operações.
. A empresa realiza fabricação de celulose de fibra longa branqueada. E produz celulose branqueada a partir de eucalipto, ou seja, celulose branqueada de fibra curta. Em 2008, a fábrica conquistou a certificação do sistema de gestão ambiental pela norma ISO 14001. Sua central termo elétrica passou a ser autossuficiente em energia elétrica em 2011, e ainda fornece energia e vapor como combustível renovável, obtidos a partir da biomassa e licor negro. A empresa teve um aumento da capacidade de produção para 250 mil para 750 toneladas/ano de celulose e a certificação do sistema de gestão de qualidade pela norma ISO 9001 marcaram o ano de 2011 na empresa.
2.2 PRODUTOS
2.2.1 CELULOSE SOLÚVEL
Na empresa localizada no Estado da Bahia, a Bracell produz celulose solúvel especial feita a partir de madeira que possui, sengo dados, um alto teor de alfa e pureza, superior a 98,5%. Entre os produtos oferecidos pela empresa estão: d
Celulose solúvel (Rayon-grades)
Principais usos de celulose solúvel incluem:
- Viscose e fibras de Lyocell usadas em tecidos e não-tecidos, assim como lenços umedecidos, máscaras cosméticas.
- Filamentos de viscose usados em tecidos delicados, como roupas íntimas femininas.
- Filmes de celofane para embalagens ambientalmente corretas.
- Esponjas de viscose para limpeza doméstica e industrial.
- Celulose solúvel especial (Specialty-grades)
Usos comuns de celulose solúvel especial incluem:
- Flocos de acetato de celulose que são convertidos em filtros de cigarro.
- Celulose microcristalina utilizada como ingrediente para fabricação de produtos farmacêuticos e alimentícios.
- Nitrocelulose para produção de tintas de imprimir e tintas especiais, esmalte e cosméticos.
- Filamento industrial utilizado para produzir reforço de pneus.
- Outras aplicações especiais, como éteres de celulose e tripas artificiais para produção de salsichas.
2.2.2 Papel Kraft
No Estado de São Paulo, a Bracell fabrica e comercializa celulose de fibra de eucalipto branqueada, que é utilizada na fabricação de todos os tipos de papel, de forma a atender tanto o mercado nacional quanto o internacional:
2.2.3 Eucalipto
A celulose é um material orgânico fibroso presente na formação vegetal. Este polímero natural e perecível é utilizado como matéria-prima na fabricação de diversos produtos. Em comparação com matérias-primas semelhantes do petróleo, a celulose apresenta menos vantagens competitivas em termos de custo e desempenho final de aplicação. No entanto, sua principal vantagem é o fato de ser proveniente de uma fonte natural e 100% renovável: a madeira. Segundo dados obtidos no site da empresa , toda a madeira utilizada nos processos industriais da Bracell, é madeira proveniente de plantio de de eucalipto ou realizado dentro dos seus próprios campos, ou de plantio de produtores parceiros.
...