PIM II TECNOLOGIAS ASSISTIDAS E A INCLUSÃO DIGITAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Por: Ualas Ualas • 17/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.402 Palavras (10 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
Projeto Integrador Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A INCLUSÃO DIGITAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Unip Aracruz
2018
Projeto Integrador Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A INCLUSÃO DIGITAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Ualas Silva Francisco
João Victhor Costa Moro Ribeiro
RA: 1839324, 1823878
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
2º Semestre
Unip Aracruz
2018
RESUMO
Este trabalho relata a atividade de acesso e de uso das tecnologias de informação e de comunicação por pessoas com deficiência visual e mental. Além disso, descreve-se a evolução do uso tecnológico na educação desde o aparecimento da escrita Braille, os recursos usados para facilitar a integração e inclusão do deficiente mental na sociedade vão desde jogos educativos manuais a um complexo sistema computadorizado visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva aos modernos sistemas informatizados dirigidos a esse público mediante o uso de ambiente de aprendizagem mediado por computador. Desse modo, pretende não só mostrar como a educação e o uso das tecnologias, são possíveis promover a inclusão digital e social de pessoas com deficiência. A inclusão digital faz o papel de inclusão social da informação, por meio de políticas que visem ao seu crescimento e autonomia. Portanto, com o estudo, ainda foi possível observar que as tecnologias vêm passando por aprimoramento para atender a todos os públicos.
Palavras–Chave: Deficiência visual. Deficiência Mental. Educação. Inclusão social. Sistemas informatizados.
ABSTRACT
This work reports the activity of access and use of information and communication technologies by people with visual and mental disabilities. In addition, it describes the evolution of technological use in education since the emergence of Braille, the resources used to facilitate the integration and inclusion of the mentally handicapped in society ranging from manual educational games to a complex computerized system to select, obtain or use an assistive technology instrument to modern computerized systems aimed at this audience through the use of a computer-mediated learning environment. In this way, it is intended not only to show how education and the use of technologies, it is possible to promote the digital and social inclusion of people with disabilities. Digital inclusion plays the role of social inclusion of information, through policies aimed at its growth and autonomy. Therefore, with the study, it was still possible to observe that the technologies have been improving to meet all audiences.
Sumário
INTRODUÇÃO 6
OBJETIVO GERAL 7
OBJETIVO ESPECÍFICO 8
DESENVOLVIMENTO 9
ALGUMAS ONGS QUE REALIZAM TRABALHOS PELO BRASIL 11
AACD (ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇAS DEFICIENTES) 11
UNIVERSIDADE LIVRE PARA A EFICIÊNCIA HUMANA (UNILEHU) 11
F123 ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA DEFICIENTES VISUAIS 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
Atualmente existem 35,8 milhões de brasileiros com deficiência visual e 2,6 milhões com deficiência mental (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2010), porém nem todos com preparação adequada para exercer trabalhos que envolvam a acessibilidade digital.
Muitas são as dificuldades encontradas para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais como a falta de computadores nas escolas e a carência de profissionais qualificados para auxiliá-los. Sendo assim os mesmos sofrem com a exclusão, um problema social que não satisfaz as necessidades relacionadas com qualidade de vida, desenvolvimento humano e até desigualdade de oportunidades e direitos para os indivíduos com deficiência, fazendo com que sofram certa desvantagem com relação a outros membros da sociedade. Agora com instituições adaptadas para esse tipo de deficiência se torna possível incluir igualitariamente o deficiente visual e metal na sociedade.
OBJETIVO GERAL
E fazer a inclusão dos deficientes visual e mental no meio da sociedade podendo formá-los cidadãos capazes de ter um ensino igualitário como todos, buscando quebrar o preconceito existente no olhar do ser humano. Como definição, Tecnologia Assistiva é “toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência”.
OBJETIVO ESPECÍFICO
E necessário que os profissionais da educação estejam apoiando todos os deficientes e que possam estar juntos nessa luta de inclusão social, pois e fundamental para os professores terem o material de apoio onde a escola possa buscar juntamente com a secretaria de educação dos municípios os meios possíveis para ter um ensino de qualidade para os alunos com necessidades especiais. Os recursos, como o computador com acesso a internet, bibliotecas virtuais, jogos educativos, softwares educativos, caderno eletrônicos, telas sensíveis ao toque, teclados adaptados, acionadores, próteses para comunicação (deficientes mentais com vocabulário restrito) e controle de ambiente, são alguns dos meios que podem ser estudados para aplicar nas escolas.
...