PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: MMSBARROS • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.356 Palavras (22 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
MODULO lll
2016
UNIP-
CURSO TECNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO
INTEGRANTES
NOMES : Marcela Carvalho Alves Cardoso RA: 60011403610
Mônica Michelly S Barros 60011403615
Maria do Socorro Sá de melo 60011405630
Maira Lorena da conceição Lima 60011405624
Maria do Socorro de Souza 60011403613
Maria Pereira 60011405632
Sala de treinamento para trabalho em altura
Trabalho de projeto integrado multidisciplinar modulo lll
Orientador: Professor Erick
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. Ergonomia 6-8
3.Legislação e normas técnicas 9-11
4 Tecnologia de Prevenção contra incêndio. 12-19
5. Doenças Ocupacionais 20-23
6.Melhoria no Mercado 24-25
7.Conclusão 26
8.Bibliografia 27
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado um projeto para uma sala de treinamento, conforme pedido pelo professor a escolha de dois ramos de trabalhos foi selecionado o trabalho em altura que está descrito na NR 35, com base nela será feita a adaptação de todos os equipamentos necessário para a atuação do ramo escolhido .
A sala de treinamento é importante para capacitar o trabalhador na atividade à ser realizada, com o treinamento bem efetuado pode se diminuir riscos na área em que se vai atuar o trabalhador. A sala elaborada terá equipamentos qualificados para realização de simulações corretas da atividade que ele irá realizar.
Toda atividade executada acima de 2 metros do piso de referência é considerado trabalho em altura. Uma das principais causas de mortes de trabalhadores se deve a acidentes envolvendo queda de pessoas e materiais. 30% dos acidentes de trabalhos ocorridos ao ano, são decorrentes de quedas.
O treinamento do trabalho em altura deve apresentar ao trabalhador simulações de riscos e de como agir no caso da ocorrência de algum deles, conhecimento sobre normas para o trabalho, análise de riscos de doenças,acidentes mostrando as ações preventivas , como utilizar equipamentos de proteção individual de forma adequada e conservá-lo devidamente .
Todo ambiente de trabalho é feito conforme as normas regulamentadoras, conforme descrita, para evitar acidentes. Todas as atividades a desempenhar pelo trabalhador,faz com que ele corra algum risco , seja ele de incêndio , doenças pelo próprio esforço que ele desempenha no local em que trabalha e as formas de prevenção são extremamente importante para qualquer trabalhador independente da função em que ele atua , ter o conhecimento de todas as maneiras de prevenir os riscos é benefício de todos os trabalhadores do local .
O risco de incêndio é o mais conhecido em todas as áreas , tais como um lugar de lazer até um lugar onde se desenvolve qualquer tipo de trabalho , prevenir o incêndio é o básico do treinamento , pois é de importância para qualquer pessoa , atuante ou não em trabalho , dentro do tema de prevenção contra incêndio está alguns cuidados de proteção contra correntes elétricas , onde qualquer ser humano está sujeito a ocorrência de acidentes com esse elemento natural.
As doenças ocupacionais são as que mais requer cuidado devido ao trabalho com movimentos repetitivos , é de conhecimento geral até para obter o próprio direito do trabalhador caso ocorra alguma dor ou ler , durante o tempo trabalhado , no treinamento é inevitável deixar esse assunto de lado , pois é ele que vai ajudar ao trabalhador a mantér maneira correta de fazer qualquer movimento para não correr nenhum risco .
Como empresa , o mercado em que se refere , é a base para que todos já saiam aptos a atuação do trabalho , com os conhecimentos básicos de todas as atividades a serem desempenhadas , com a melhoria na forma de prevenir.
ERGONOMIA
DEFINIÇÃO:
O termo ergonomia é originário do grego ergon (trabalho) + nomos (regras), e foi utilizado pela primeira vez pelo cientista e biólogo polonês Wojciech Jastrzebowski em 1857 em um artigo com o título “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.
“Ergonomia é o estudo científico, da relação entre o homem, seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”. Conceito da International Ergonomics Association (IEA).
“Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Definição de ergonomia da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).
ERGONOMIA COMO MEDIDAS PREVENTIVAS DE DOENÇAS OCUPACIONAIS.
A ergonomia é também conhecida como o estudo da relação entre o homem e seu ambiente laboral .Podemos dizer que a ergonomia no trabalho oferece ao individuo, o conforto adequado aos métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada.A má postura e as lesões por esforços repetitivos ao longo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando, muitas vezes que esse indivíduo permaneça executando a mesma função, em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora .
...