PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: luiz0703 • 13/11/2019 • Projeto de pesquisa • 5.434 Palavras (22 Páginas) • 149 Visualizações
UNIP - Universidade PAULISTA
Trilha/ Projeto:
PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
São Paulo
2018[pic 1]
CURSO: GESTÃO FINANCEIRA
TÍTULO DO TRABALHO: HOSPITAL NOVE DE JULHO
RA | AUTOR(ES): |
N33875-0 | Carina dos Reis Silva Ferreira |
N3334F-3 | Emili Souza de Jesus Aquino |
D51CIE- 0 | LUIZ FELIPE DE JESUS DA SILVA |
N31744-2 | Milca Milene Gomes Ferreira |
D71HJD-0 | Rosely Batista Gomes |
D754ID-2 | Thamiris Bertolino Rezende |
DATA: DEZEMBRO de 2018.
Projeto de Pesquisa, do curso de Gestão Financeira 2º.Sem. da Universidade Paulista, sob a orientação da Prof. Marcio Maia.
[pic 2]
RESUMO
O trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor a importância de se investir em uma boa gestão financeira dentro da sua organização, através um relatório que inclui todo o conteúdo estudado nesse semestre no curso de gestão financeira e liga-los as práticas do setor financeiro do Hospital Nove de Julho. Através do seu Demonstrativo de Resultado de Exercício mostrar o quanto a organização tem sido bem-sucedida em relação a boa gestão dos seus ativos e passivos sejam ele circulantes ou não. Foi-se notado que para isso ocorrer a empresa conta com um grande investimento em software para auxilia-la no seu planejamento e na tomada de decisões. E também não podemos esquecer que o hospital não negligencia a importância de se ter uma comunicação clara com seus funcionários, suas relações interpessoais são tratadas de forma prioritária.
Palavras-chaves: Setor financeiro. Boa gestão. Relações interpessoais.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta um estudo analítico das estruturas do modelo gerencial da instituição Hospital Nove de Julho, buscando apresentar ao leitor a forma que a instituição desenvolve seus processos e como se sobressai sobre seus concorrentes regionais.
Será abordado como analise do cenário institucional, disciplinas do meio financeiro, demonstrando de forma breve e objetiva a forma na qual a organização resulta positivamente seus processos gerenciais verificando áreas como: a gestão financeira que conduz a administração financeira, a contabilidade que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no Patrimônio, a estatística aplicada que analisa a margem de lucro da empresa e sua posição no mercado, o mercado de capitais que busca e controla o capital e seus títulos, a dinâmica das relações interpessoais que cuida das relações humanas na empresa e o orçamento empresarial que cuida do planejamento e orçamento da empresa.
As análises de todos esses cenários serão demonstradas através de dados, planilhas, pesquisas e entrevista com um gestor, demonstrando como são os fluxos dessas diversas áreas dentro do Hospital Nove de Julho, e a forma na qual tudo isso resulta em melhorias tanto para a instituição quanto para seus clientes.
2 Fundamentos da Gestão Financeira
A gestão financeira é o conjunto de ações dentro das empresas, que envolve administração, controle, planejamento, análise e a tomada de decisões de todas as operações financeiras, desde o pagamento de um material que será utilizado para manutenção da sua produção até o orçamento para os próximos anos.
Se a empresa investe para conquistar uma boa administração financeira, isso á permitirá que está tenha uma visão clara da sua situação atual no mercado econômico e assim poderá investir para a sua ampliação de uma maneira eficiente.
A boa gestão financeira é importante não para que seu sócio, para que esse tenha mais lucro e também não a seus funcionários, para que este obtenha uma promoção e suba de cargo más está totalmente ligada a economia do pais, pois se uma empresa investe no setor financeiro de maneira adequada, isso trará retorno. Se a empresa vai bem isso fará com que está cresça tendo assim mais empregos e mais pessoas consumindo.
O SEBRAE (Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) em uma de suas pesquisas apontou que 60% das empresas fecham as portas no segundo ano de existência, sendo o principal motivo a má administração dos seus recursos por falta de conhecimento, segundo o consultor do Sebrae, Augusto Manso.
O Hospital Nove de Julho conta com os ERPs (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) para a sua boa gestão, hoje utilizando o sistema MXM que vem possibilitando assim a junção e o armazenamento de todas as informações de negócios; tendo o controle diário, mensal, semestral e anual; dependendo do reporte.
Levando em consideração que o hospital foi fundado em 1955 e desde de lá esse só vem crescendo, tornando-se hoje um hospital reconhecido no pais e de grande aporte financeiro temos a certeza que seu investimento é em ter uma boa gestão financeira.
A organização está sempre preocupada em manter seus registros atualizados e adequados no ERP, como o saldo, o valor de estoque e o valor de contas a pagar e a receber. Sempre tendo a definição clara do valor de retirada de cada um dos seus sócios e também investindo na elaboração mensal dos Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) tendo a clareza se houve lucro ou prejuízo.
Para isso a instituição hoje conta com quatro grandes grupos no seu departamento financeiro:
- Tesouraria: O qual cuida do fluxo de caixa do hospital, acompanhado e controlando diariamente.
- Gestão de contas: Garantindo que seja realizada todas as contas a pagar e a receber da organização dentro das datas. Levando em consideração que a empresa tem seus recebimentos em médio prazo (PMR) em torno de 60 dias; já quando falamos de fornecedores e também dos funcionários o prazo médio de pagamento gira em torno de 36 dias, sendo a gestão de conta o responsável por suportar este déficit.
- Planejamento financeira: Setor responsável por planejar os próximos objetivos do hospital para o próximo ano contábil.
- Controladoria: esse setor caminha junto com o planejamento, ele é o responsável por controlar para que o orçamento aconteça próximos ao que foi planejado.
O hospital Nove de Julho desde que foi fundado até hoje passou por muito momento difícil no setor econômico, como a crise de 2008 que aconteceu em um momento em que a economia do Brasil crescia e a maneira de o hospital operar nesses períodos na tomada de decisão é sempre manter-se atento aos movimentos diversos do mercado, sobretudo no mercado específico de atuação e aos seus concorrentes.
Está sempre analisando as melhores oportunidades do mercado para sua tomada de decisão frente a grandes investimentos para alavancagem operacional, e adequando ao orçamento anual.
...