PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Monografias: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcampanati • 31/8/2014 • 4.561 Palavras (19 Páginas) • 355 Visualizações
Faculdade Anhanguera–FACNET-TAGUATINGA
Serviço Social – 5º semestre
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ALUNOS: RA:
Brasília-DF/2012
POR QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL?
1- Quando bem conduzida é responsável
pelo bom andamento social.
2-A relação escola sociedade é feita a - partir de um ponto de vista, de um critério,A
Há três interpretações Educação é investimento.
3- A escola é simplesmente uma formação
Da sociedade,ou seja, as escolas serão re-
Flexo da sociedade naquele determinado
Momento.
• A relação entre escola e sociedade é a de que são possíveis transformações sociais ou seja, possível introduzir alterações significativas na escola sem que tais alterações estejam antes na sociedade.
• Enquanto as duas primeiras sublinham a força da escola a terceira diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexo da sociedade naquele determinado momento.
1-tem sua herarquia de valores
A Sociedade 2- projeto pedagógico global
3-prática educativa
• É um conjunto para contribuir com a confirmação daquele tipo de sociedade que criou.
1-é explicito,- relação causa /efeito no . Projeto educativo processo de reprodução.É consciente.
2-esconde-se ideologicamente
Planejamento educacional e social é uma ação indispensável na vida pessoal, seja da área da educação ou social. A educação tem por objetivo formar bons cidadãos, a qual deve ser reforçada desde cedo no convívio familiar, também com formação de princípios religiosos para que os mesmos se integrem no meio social sem discriminação e preconceito.
A escola quando bem conduzida é responsável pelo bom andamento social. Escola e sociedade se relacionam de tal modo que um bom sistema escolar constrói uma boa sociedade.
O investimento em educação é imprescindível, entende-se que a escola boa é causa de uma boa sociedade, e analisando deste modo nossas escolas deveriam receber mais atenção por parte das autoridades governamentais.
Atualmente as escolas, principalmente as públicas e municipais deixam muito a desejar, tanto em suas estruturas como no ensino. Nos últimos anos houve uma grande melhora no ensino, mas problemas antigos ainda estão sem solução, e sem contar o número de violência que tem acontecido no ambiente escolar, onde alunos e professores estão expostos a perigos como agressões físicas e verbais e até mesmo o bullying.
A sociedade e reflexo de uma boa educação, tanto a que vem de casa, como a das escolas. Por isso, devem-se tomar medidas que reduzam ou eliminem as indiferenças, para que a sociedade não sofra pesadas consequências no presente e futuro.
Nota:
Podemos considerar o planejamento do Assistente Social como um instrumento fundamental para o exercício profissional e tem como objetivo a busca de direitos e igualdade social, identificar e tratar problemas em decorrentes situações, criar condições efetivas evitando assim, as causas de desajustes em indivíduos, grupos, famílias, comunidades e populações. O planejamento é um instrumento importantíssimo para a compreensão da nossa profissão que atua diretamente na realidade social da população.
1-Etapas para elaboração de um planejamento:
a- Preparação;
b- Elaboração do plano global de médio prazo;
• Elaboração do marco referencial;
• Elaboração do diagnóstico;
• Elaboração da programação;
• Revisão geral;
c- Elaboração de planos globais de curto prazo;
d- Elaboração de planos setoriais
A-Preparação – esta etapa abrange um processo mais globalizado e mais participativo do planejamento. Promove a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, faz com que cresça a motivação pra o planejamento. É necessário para todos os participantes ter uma visão global do planejamento para compreender o que está se realizando.
B-Elaboração
...