PLANEJAMENTO E PROCESSO DE COBRANÇA
Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO E PROCESSO DE COBRANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mychellyds • 5/3/2014 • 2.883 Palavras (12 Páginas) • 279 Visualizações
Processo de Cobrança
Objetivo
O processo de Cobrança tem como principais objetivos:
Manutenção do cliente
Redução da perda de crédito
Redimensionar procedimentos de crédito
O papel do Cobrador
A cobrança por si só, é uma tarefa muito delicada. Algumas vezes o cliente realmente está passando por problemas financeiros não previstos. Outras vezes, apenas não pagou por não receber o boleto bancário, ou simplesmente se esqueceu. Ma há aqueles em que constamos esperteza. Cada situação requer um treinamento diferente e por isso o Operador de Cobrança precisa executar seu trabalho de forma muito especial, ajustando-se a cada uma dessas situações. Lembre-se a empresa não quer perder o cliente. Portanto, o papel o seu papel é muito especial e exige desempenho e atitude conforme segue:
1. Aplicar os “Scripts” em todas as suas partes, de acordo com a fase de cobrança e a política de cada produto;
2. Ser cordial, amável e competente, mas firme, sério e objetivo;
3. Personalizar o atendimento;
4. Identificar motivos relacionados ao não pagamento dos compromissos assumidos;
5. Ter um conhecimento total da argumentação conforme cada uma das fases de cobrança;
6. Ter conhecimento total da parte operacional do sistema de cobrança;
7. Manter registros fidedignos das ocorrências no sistema;
8. Manter-se atualizado quanto aos produtos, diretrizes, normas e procedimentos de cobrança.
9. Respeitar o cliente criando sempre uma situação de bom relacionamento, sabendo ouvir e falando com cortesia e firmeza;
10. Não envolver-se com os problemas ou atitudes do cliente, buscando uma postura neutra;
11. Manter um relacionamento estritamente pessoal;
12. Tomar iniciativa de negociar com o cliente a melhor solução para o pagamento do débito motivando-o a saldar seu débito, preservando os interesses da empresa e demonstrando as vantagens ao cliente;
13. Conhecer os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor.
Artigo 42 – Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Artigo 71 – Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas, enganosas ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso e lazer.
Fases do processo de Cobrança
Fases do Processo de Cobrança
Contas com atraso de 01 a 30 dias
É a fase em que a cobrança atua como prestadora de serviço, ou seja, aborda o cliente no sentido de lembrar, instruir sobre os prazos e formas de pagamento e evitar a negativação de seu nome em órgãos de proteção ao crédito. Com o objetivo de recuperar o cliente.
Contas com atraso de 31 a 60 dias
A cobrança atua também nesta fase no sentido de buscar a efetivação do pagamento, instruindo os clientes sobre procedimentos de negativação. Com o objetivo de recuperar o cliente com ênfase na recuperação do débito.
Habilidades ao Telefone
O que é a comunicação?
É o ato de transmitir e receber idéias, impressões e imagens. Podemos dizer que a comunicação é o mais rico instrumental de relacionamento e certamente a mais eficaz ferramenta de cobrança.
O sucesso de uma cobrança telefônica está amplamente relacionado com a qualidade da comunicação existente entre o cliente e a empresa.
Barreiras de comunicação
O uso inadequado da linguagem ocorre muitas vezes quando o transmissor está desatento, não se preocupa em identificar claramente seu receptor e utiliza palavras que não serão compreendidas por este. Neste caso, a mensagem inicial ficará comprometida e poderá dar origem a uma mensagem secundária totalmente distorcida. É fundamental adaptarmos nossa linguagem em função do nosso publico receptor.
Podemos considerar alguns aspectos que interferem na compreensão da mensagem:
Velocidade;
Falta de atenção;
Falta de interesse aliada a percepção seletiva;
Falta de confiança no emissor;
Linguagem Técnica;
Língua diferente;
Ruídos.
Hábitos Vocais
Sendo o telefone seu instrumento de trabalho, é preciso preocupar-se com a voz e com a adequação de linguagem.
Volume da voz – Sua voz é a única base para os clientes formarem a impressão da empresa, de seu departamento e de você.
Dicção – A dicção precisa ser clara e para isso devemos articular corretamente as sílabas.
Velocidade na comunicação – Falar rapidamente é um erro comum e nesse caso o cliente não conseguirá entender o que você falou e você terá que repetir. A fala excessivamente lenta pode fazer com que o cliente perca interesse.
O Tom de Voz – A voz transmite alegria, tristeza, cansaço, preocupação e, por conseguinte, também o seu sentimento sobre os clientes, seu trabalho e sua empresa. Procure falar pausadamente, não exagere sendo muito expansivo. Quanto mais agradável sua voz, mais eficaz você se tornará. De um tom de alegria e entusiasmo à sua fala.
Entonação de Voz – Essa é uma ferramenta que auxilia uma boa
...