PLANEJAMENTO PARA MONTAR UMA EMPRESA
Artigo: PLANEJAMENTO PARA MONTAR UMA EMPRESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinhavirtude • 5/6/2014 • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 318 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
PLANEJAMENTO PARA MONTAR UMA EMPRESA
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..........................................................................................................
2- ETAPAS DE PLANEJAMENTO PARA MONTAR UMA EMPRESA.......................
2.1- PLANO DE NEGÓCIOS.........................................................................................
2.1.1- Definição..............................................................................................................
2.2- ANÁLISE DE RISCOS............................................................................................
2.3- O QUE É PRECISO SABER...................................................................................
3- DESENVOLVIMENTO...............................................................................................
3.1- DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA.....................................................................
3.2- MISSÃO DA EMPRESA..........................................................................................
3.2.1- Código de Ética....................................................................................................
3.3- VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA....................................................................
3.4- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.........................................................................
3.5- PLANOS DE MARKETING.....................................................................................
3.6- INVESTIMENTO INICIAL.......................................................................................
3.7- CAPTAÇÃO DE RECURSOS.................................................................................
4- CONCLUSÃO............................................................................................................
REFERÊNCIA................................................................................................................
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como intuito, apresentar as etapas de processo que devem ser realizadas quando se almejar abrir um negocio.
Neste também iremos ver como se deu a criação e a história da empresa fantasia MARIM DISTRIBUIDORA.
Onde dados de suma importância são citados, fundamentando sua existência, desde o seu inicio.
Conheceremos como é constituída a estrutura da empresa, e de que forma a mesma atua no mercado.
2- ETAPAS DE PLANEJAMENTO PARA MONTAR UMA EMPRESA
2.1- PLANO DE NEGÓCIOS
Para montar uma empresa, antes de começar a colocar em prática os passos necessários para a sua legalização, é preciso que o futuro empresário tenha uma série de conhecimentos fundamentais, como: conhecer o ramo de atividade onde vai atuar o mercado, fazer um planejamento do que vai ser colocado em prática na nova empresa, estabelecer os objetivos que se pretende atingir, entre outros.
Para isso é preciso fazer um levantamento de dados e informações em uma série de órgãos (IBGE, sindicatos, associações, SEBRAE etc.) para saber como se encontra este mercado, quanto o futuro empresário terá que vender por mês para não vir a fracassar, quanto poderá retirar por mês de pró-labore sem prejudicar o bom funcionamento da empresa, quais os impostos a pagar e suas alíquotas e quanto guardar de recursos financeiros para fazer frente aos compromissos nos primeiros meses. Enfim, é preciso fazer o planejamento financeiro e da estrutura da nova empresa. Existem muitas atividades a serem exploradas, mas atenção! Há uma série de fatores que influenciam e limitam a escolha do seu ramo de negócio.
Para se abrir uma empresa, deve-se levar em conta que o sucesso de qualquer negócio depende, sobretudo, de um bom planejamento. Embora qualquer negócio ofereça riscos, é preciso prevenir-se contra eles.
2.1.1- Definição
O plano de negócio é um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.
Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como para expansão de sua empresa.
Numa visão mais ampliada, o plano de negócio tem as seguintes funções:
-Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional;
- Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado;
-Facilitar, ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.
2.2- ANÁLISE DE RISCOS
O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve permitir a avaliação do grau de atratividade do empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio que pretende desenvolver. Basicamente, os riscos do negócio referem-se a:
Sazonalidade - se caracteriza pelo aumento ou redução significativos da demanda pelo produto em determinada época do ano. Os negócios com maior sazonalidade são perigosos e oferecem riscos que obrigam os empreendedores a manobras precisas. Quando em alto grau, é considerado fator negativo na avaliação do negócio.
Efeitos da economia - a análise da situação econômica é
...