PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA UMA EMPRESA DE ASSESSORIA CONTÁBIL
Casos: PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA UMA EMPRESA DE ASSESSORIA CONTÁBIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuzSi • 4/11/2014 • 874 Palavras (4 Páginas) • 398 Visualizações
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA UMA EMPRESA DE ASSESSORIA CONTÁBIL
MARCELO EMERICK
Discente do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas -AEMS
MARCELA RIBEIRO FERREIRA
Discente do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas -AEMS
PATRÍCIA DE OLIVEIRA
Docente MSc. do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS
RESUMO
Em um mundo globalizado e extremamente competitivo, as empresas necessitam adaptar-se frente as novas estratégias de gestão de pessoas para conseguirem contratar e manter profissionais qualificados que possam agregar valores a organização. Portanto para que se tenha uma gestão de pessoas eficaz é primordial a criação de uma estrutura de cargos e salário que seja considerada justa pelos colaboradores, além de motivá-los ao empenho profissional. Este trabalho busca abordar de maneira clara, a criação de um plano de cargos e salários na gestão de recursos humanos de uma empresa de assessoria de contabilidade de médio porte, para isto foi utilizado pesquisas bibliográficas, entrevista e pesquisa documental.
Palavras-chave: gestão de pessoas, cargos, remuneração, plano de cargos e salários.
INTRODUÇÃO
As preocupações iniciais em relação aos trabalhadores, segundo Marras (2000) surgiram após 1985, momento em que se passou a ter uma visão da pessoa como ser humano. Desta forma, os operários começaram a ser percebidos dentro da organização como um dos recursos fundamentais para o desenvolvimento de todo o ambiente.
A administração de recursos humanos deve ser tão criteriosa como qualquer outro recurso de uma empresa, tal medida tem o intuito de torná-los mais produtivos, atingindo assim os objetivos da empresa. Entretanto, as pessoas terão irão esforçar-se a medida que observarem que tem retorno satisfatório.
Chiavenato (2010) expõe determinadas políticas e práticas fundamentais para a gestão do trabalho das pessoas, como: administrar cargos e salários, bem como analisar e descrever cargos. Portanto, o Plano de Cargos e Salários compõe uma ferramenta de ampla importância para as organizações, já que é por meio dele que serão alcançadas tais práticas.
Os postos desempenhados pela pessoa dentro da organização definem seu cargo e o retorno financeiro que o indivíduo deve receber. Um Plano de Cargos e Salários bem elaborado tem como meta tornar-se um diferencial competitivo dentro da organização, pois poderá motivar os colaboradores e proporcionar à empresa um controle dos valores pagos a cada colaborador na execução de seu trabalhos.
Hoje, uma boa parte das empresas de grande e médio porte tem ciência da importância de um Plano de Cargos e Salários, porém muitas delas, ainda não temo documento elaborado, talvez pela falta de profissionais qualificados nessa área ou pela ausência de um departamento de Recursos Humanos eficaz.
Nota-se, que as organizações que fizerem uso contínuo desse planejamento seguramente terão uma vantagem competitiva.
O presente projeto trata-se de uma conjectura de planos, para qual foram analisados e avaliados os cargos e salários da empresa de assessoria técnica de contabilidade. Foi fornecido para pesquisa documental, arquivos com informações relevantes quanto à estrutura, e descrição de cargos e salários do atual modelo de remuneração adotado na organização.
1- GESTÃO DE PESSOAS
Chiavenato (2010, p. 8) aponta a gestão de pessoas como: “conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos
...