Plano De Carreira
Artigos Científicos: Plano De Carreira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alejhon • 26/11/2013 • 557 Palavras (3 Páginas) • 692 Visualizações
Planejamento de carreira
A tendência moderna da gestão de pessoas enfatiza a aquisição de competências e o desenvolvimento profissional como requisitos essenciais para que a organização alcance seus objetivos estratégicos. Assim, esses requisitos devem ser considerados na definição dos critérios de promoção e crescimento na carreira. O Plano de Carreira deverá utilizar os insumos da gestão por competências para definir os critérios de promoção e crescimento na carreira. Dentre esses insumos destacam-se a Avaliação de Desempenho e a Capacitação de pessoal.
Um plano de carreira é muito importante tanto para a empresa quanto para seus colaboradores, uma vez que delimita, de maneira explícita, as possibilidades de crescimento profissional de cada colaborador. Poder visualizar seu futuro e elaborar metas pessoais para alcançá-lo faz com que o membro trabalhe com mais motivação. Já para as organizações, promover pessoas estrategicamente é um fator determinante para a retenção de novos talentos, uma vez que estas são as empresas procuradas pelos profissionais mais qualificados do mercado. Além disso, a possibilidade de crescimento faz com que o colaborador fique motivado e desenvolvido, diminui a rotatividade de colaboradores na organização e contribui para que ela alcance suas metas. A promoção do individuo costuma estar atrelada ao seu desempenho, sendo que há casos em que isso ocorre por maturidade, ou seja, pelo tempo de permanência na empresa.
As pessoas que constituem o quadro de colaboradores da empresa, possuem competências, habilidades, expectativas e interesses de desenvolvimento profissional e pessoal, enquanto a empresa, tendo em vista o alcance de seus objetivos e metas, demanda pessoas com perfil, conhecimentos, competências e habilidades específicas que permitam a viabilização de seus planos. Desta forma, o aproveitamento e conciliação destes aspectos individuais e empresariais podem ser um importante aliado para a gestão de ambiente favorável a motivação e desenvolvimento, baseado nos interesses comuns.
É importante esclarecer que, nesta visão, além dos interesses e expectativas de ambas as partes, estaremos tratando das responsabilidades dos dois lados, ou seja, os profissionais devem planejar seu desenvolvimento profissional, definindo metas e objetivos de carreira, e buscar o preparo necessário para o alcance dessas metas estabelecidas, enquanto a empresa, pelo seu lado, procurará identificar as características de profissionais necessários para alcance dos resultados previstos, considerando aspectos de perfil psicológico, competências e demais pré-requisitos; avaliar dentro de seus quadros de pessoal, aqueles que atendam de forma adequada a estes perfis traçados; acompanhar e avaliar os resultados alcançados por seus profissionais, dando feedback e, dentro de seus interesses, favorecendo o desenvolvimento e capacitação profissional; priorizar recrutamento interno e implementar ações de planejamento e direcionamento do potencial de seu quadro de pessoal, tendo em vista os planos empresariais de médio e longo prazo.
Com estas ações, a Gestão de Carreiras pode se tornar um instrumento estratégico, possibilitando à empresa obter o nível de contribuição esperado de seus colaboradores, ao mesmo tempo que oferece espaços e contrapartidas frente
...