PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA FASE SUPERVISADA III - GERENTE ESCOLAR
Relatório de pesquisa: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA FASE SUPERVISADA III - GERENTE ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maelys • 28/11/2014 • Relatório de pesquisa • 4.736 Palavras (19 Páginas) • 496 Visualizações
Caderno de Estágio Obrigatório
- Diretor: Lilian Rúbia de Avelar Alves
- Coordenador do curso: Melina Klaus
- Supervisor de campo: Isabel Cristina Madeira Araújo
- Tutor de sala: Priscilla Nara de Castro Demoner
- Aluno: Maely de Jesus Santos
- Endereço: Rua Dr Américo de Oliveira , Consolação, Vitória
- Escola cedente: Emef Professor João Bandeira
(carimbo)
- Apólice: nº 504920-1
Estágio V – O TRABALHO DO/A PEDAGOGO/A
Ementa: Caracterização da escola, O Perfil do Pedagogo da Instituição. Ações Desenvolvidas com o corpo Docente: Planos e Planejamentos, Reuniões pedagógicas, projetos de Formação Continuada, Organização do Cotidiano Escolar. Gestão da escola. Ações Desenvolvidas com o Corpo Discente: Processo Educativo. Ações Desenvolvidas com a família: Reuniões de pais, Organização de Palestras e Debates, Orientação ás Famílias. Ações Desenvolvidas com o corpo Técnico-Administrativo da Escola. Ações Desenvolvidas com o Órgão Central (Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Educação)
Carga Horária: 100h
Nome da Escola: Emef Professor João Bandeira
Diretor (a): Lilian Rúbia de Avelar Alves
Endereço: Rua Dr Américo de Avelar Alves, s\n, Consolação – Cariacica. ES
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – GESTOR ESCOLAR
FASE 01: OBSERVAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
A – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1. (Localização, Ano de Construção, Clientela Docente e Discente, Corpo Técnico-administrativo e de apoio, Número de Turnos e Turmas, Estrutura Física e Material, Histórico da escola)
Emef Professor João bandeira foi fundado no dia 20/06/1950, o nome do emaef foi uma homenagem justa e honrosa feita pelos moradores da região a esta pessoa guerreira que foi João Bandeira, seu maior sonho era a construção de um emef que atendesse a comunidade, quantas idas e vindas á prefeitura para que se construísse este emef. O sonho se tornou realidade após sua morte.
A área onde foi construída a 1° escola de acordo com padrões arquitetônicos exigidos pela LDB (lei de diretrizes e bases) na região num espaço físico belíssimo, onde funcionava a escola singular de Consolação. O terreno pertencia a uma família que vendeu a prefeitura para a construção da tão sonhada e idealizada escola de educação singular dos bairros adjacentes a este.
O Emef Professor João Bandeira começou a funcionar enquanto escola no final do mês de abril de 1950 com equipes docentes, auxiliares de serviços gerais, porteiros e a DIRETORA Lilian Rúbia de Avelar Alves que foi indicada pela secretaria de educação a assumir o posto de Gestora dessa unidade de ensino.
Emef atende alunos na educação singular de 07 anos a 14 anos , sua finalidade desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, filosóficos e intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Está situado no bairro consolação– rua dr américo de oliveira – vitória-es, o bairro possui posto de saúde, tem mercearia e supermercado e farmácia, ponto de ônibus e próximo ao cmei e tem ônibus a todo o momento, o bairro e asfaltada, e um bairro tranquilo, e uma comunidade de presença, pois possui um histórico de moradores que participam de movimentos comunitários, lideranças religiosas e conselhos de escola, atende famílias da própria comunidade, a maioria vive em casas de alvenaria, apresentam renda variável de baixa a média, não há profissões predominantes. A maioria dos pais e participante e comprometida com processo educacional, a aqueles que se mantém afastados da escola.
Recursos tecnológicos: computadores com internet, máquinas de Xerox e copiadora, telefone com fax, projetor multifuncional, rádios, maquina fotográfica, máquina de encadernar e plastifica.
Documentos existentes em uso: atas das reuniões pedagógicas, atas do conselho, atas dos resultados finais, avaliação institucional, declarações, leis da educaçãosingular-mec, livro de caixa escolar, livro de ponto, notas fiscais, ofícios, projeto político pedagógico, regimento interno, relatório de avaliação infantil, comunicado interno – ci.
Processos de rotinas
(projetos, comemorações, organização do tempo/espaço escolar, formação dos professores, recreio, normais existentes, atuação do pedagogo.
Projetos: identidade da criança, projeto saúde bucal, projeto do meio ambiente, projeto folclore, livros e poesias.
Identidade: se identifica como seres únicos, com corpo e hábitos e preferências próprias, aprendizado das regras para a vida e sociedade, e sempre chama a criança pelo nome, resgatando a identidade cultural do aluno.
Comemorações: dia da família, dia da arvore, festa junina. Semana cultural, dia do índio, natal, folclore, desfile de sete setembros, semanas da criança.
Dia da arvore: são confeccionados cartaz, trabalha com a criança a questão da preservação do meio ambiente, desmatamento.
Organização do tempo espaço escolar:
Matutino entra as 07; 00hrs da manhã e sai as 11:00hrs da manhã, e vespertino entra as 13:00hrs e sai as 17:00hrs.
Recreio: acontece em dois momentos 7:30 desjejum a 7:50 desjejum do 3° piso e as 9:30 almoço 3°piso e 10:50, sendo responsabilidade do professor acompanha as crianças e auxiliar quando necessário .
Turnos de funcionamento: M (X) V (X)
Quantidades de alunos: 400 alunos
Matutino 20 20 - 60 100
...