PLURALISMO JURIDICO
Ensaios: PLURALISMO JURIDICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ledamaria • 13/8/2014 • 252 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
PLURARISMO JURÍDICO
Através do surgimento de novos espaços de jurisdicidade paralelos ao Estado e estruturados com base na efetividade social das medidas delineia o surgimento de um novo paradigma para o político e o jurídico.
O pluralismo jurídico implica a aceitação de um Direito paralelo ao oficial, surgindo das práticas comunitárias e que tem sua legitimidade assentada no reconhecimento e eficácia social que possui em uma comunidade.
A diversidade de formas de organização social faz surgir uma rede complexa através de modos de regulação social, conduzindo a uma pluralidade de jurisdicidade, não significando, porém, que não deva existir um centro unificador dessa diversidade, identificado na figura do Estado, pois, embora exista a possibilidade de ordens plurais e descentralizadas, marcada por processos de abstração e generalização nos moldes da produção estatal.
.
Conforme adverte Maliska, a visão pluralista que parece ter mais consistência teórica e prática é aquela que “não apresenta uma visão de pluralismo que busca identificar toda e qualquer perspectiva de jurisdicidade emanada do Estado como burguesa, classista e comprometida com os interesses hegemônicos”.
Ao atuar no plano político, muitas vezes os movimentos sociais buscam uma aproximação com o Estado e a formalização de suas demandas, sem com isso percam sua autonomia e independência.
Considera-se que o pluralismo jurídico aparece como um instrumento conducente à democratização e repolitização do Direito, parecendo equivocado, no entanto, toma-lo
como meio para negação do Estado ou das instituições já existentes.
É justamente por aparecer nesse sentido que se destaca a importância e atualidade da
proposta de Wolkmer, de um pluralismo jurídico comunitário democrático.
...